Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Projeto da UFMG leva apoio aos profissionais de saúde em forma de música

Musicoterapia

Projeto da UFMG leva apoio aos profissionais de saúde em forma de música

O interessado escolhe uma música e alunos da Escola de Música da UFMG interpretam a canção, dedicando-a a alguém que está vivendo momentos desafiadores na luta contra o coronavírus

Uma iniciativa do projeto de extensão "Musicoterapia Hospitalar: Olhares Empáticos", da Escola de Música da UFMG, está levando apoio aos profissionais de saúde em forma de música. Intitulada "Música para Quem Cuida", a ação funciona assim: as pessoas escolhem uma música e os alunos interpretam a canção, dedicando-a a alguém que está vivendo momentos desafiadores na luta contra o coronavírus. Em seguida, os vídeos com as dedicatórias são postados na rede social do curso.

Segundo a coordenadora da iniciativa, a professora Marina Freire, da Escola de Música, o objetivo é prestar apoio e homenagear esses profissionais. “A dedicatória de música se faz importante porque permite a interação e os sentimentos positivos entre as equipes de saúde, além de ser um alento para a qualidade emocional deles”, disse.

Qualquer pessoa pode participar. Basta enviar nome, profissão, hospital e música escolhida para o email musicoterapia.hospitalar.ufmg@gmail.com ou para o perfil do projeto no Instagram, através de mensagem.

O projeto

O projeto de extensão "Musicoterapia Hospitalar: Olhares Empáticos", da Escola de Música da UFMG existe deste 2017. Ele acontece em hospitais públicos de Belo Horizonte e cidades vizinhas e atua na recuperação e a melhoria da resposta aos tratamentos hospitalares pelos pacientes.