Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Máscara caseira: arma poderosa contra o novo coronavírus

Prevenção

Máscara caseira: arma poderosa contra o novo coronavírus

Acessório, que foi aprovado pela Anvisa, é obrigatório para acompanhantes, visitantes e profissionais dentro do Hospital das Clínicas da UFMG

Uma imagem vale mais que mil palavras. E em tempos de pandemia, uma pessoa usando máscara transmite a mensagem de amor ao próximo e consciência da importância de evitar a propagação do novo coronavírus. Por isso mesmo, nesta quinta-feira (20), o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh lançou a campanha “#EuUsoMáscara”. O objetivo é conscientizar os trabalhadores da importância de usar o item dentro da instituição durante toda a jornada de trabalho. Mais do que proteger quem usa, a atitude protege dezenas de outras pessoas.

A máscara caseira ou de tecido foi aprovada pela Anvisa visando facilitar o acesso da população a produtos auxiliares na prevenção do coronavírus. No HC-UFMG, esse tipo de proteção é obrigatório, conforme o Plano de Contingência do novo Coronavírus, e deve ser adotado por acompanhantes, visitantes e profissionais que desempenham suas atividades fora das unidades assistenciais.

Além de eficiente, é um item simples, que não exige grande complexidade de produção. Estudos mostram que a probabilidade de contágio de uma pessoa contaminada para outra que não tem o vírus é “muita alta” se nenhuma delas estiver usando máscara. Agora, se ambos estiverem usando máscara, tanto quem está contaminado, como quem não está, a probabilidade de transmissão é considerada “baixa”.

O Departamento de Microbiologia da UFMG realizou com experimento para mostrar como o uso de máscaras e o distanciamento mínimo recomendado entre duas pessoas é importante.  Juntamente com a lavagem das mãos, as medicas são eficazes contra vírus e bactérias, inclusive o novo coronavírus. Medidas simples que devem ser introduzidas no cotidiano para ajudar a salvar vidas.