Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Uso das copas durante a pandemia requer atenção

Cuidados básicos

Uso das copas durante a pandemia requer atenção

É preciso incorporar à rotina novos hábitos que estão surgindo com a pandemia, o chamado “novo normal”

O enfrentamento do novo coronavírus vai muito além da higienização das mãos, do uso de máscaras e do distanciamento social. É preciso incorporar à rotina novos hábitos que estão surgindo com a pandemia, o chamado “novo normal”. Restaurantes e bares seguem com autorização da Prefeitura de Belo Horizonte para funcionar apenas no estilo “take away” ou delivery, por isso mesmo muitos trabalhadores do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh passaram a fazer as suas refeições na instituição. Porém, o uso das copas do HC também requer atenção para garantir baixo risco de infecção.

Refeitórios e copas são, tradicionalmente, importantes pontos de aglomeração, principalmente em horários como os do almoço e do “cafezinho”, que costumam ser momentos para distrair a cabeça e colocar o assunto em dia com os colegas. Mas com a pandemia, é preciso evitar qualquer tipo de agrupamento.

Fátima Guimarães Fraga, chefe da Unidade de Governança e Higienização do HC, explica que evitar aglomerações é o mais indicado para esse momento. “Hoje, metade dos trabalhadores da instituição estão fazendo as refeições dentro do hospital. Talvez seja o momento de criar uma escala entre os trabalhadores das Unidades para o uso das copas em horários alternados, além da adoção de outras medidas importantes, como distanciamento físico e higienização das mãos”, afirmou.

Segundo ela, como as copas são pequenas e, por causa da pandemia, é importante adotar novos hábitos. “Não é deixar de fazer a sua refeição, mas sim otimizar o tempo de permanência, sendo mais objetivo. Sentar, fazer o lanche e levantar para liberar espaço para o colega”, completou.

Vale lembrar que as copas do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh são higienizadas, diariamente, de três a quatro vezes. Semanalmente, ocorre a chamada limpeza terminal, que é mais completa e detalhada.

Confira os seis passos para fazer a sua refeição segura: