Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Atualizar o aprendizado em tempos de pandemia é fundamental para um cuidado seguro

Capacitação

Atualizar o aprendizado em tempos de pandemia é fundamental para um cuidado seguro

Desde o registro dos primeiros casos da doença em Belo Horizonte, já foram realizados diversos treinamentos para os profissionais

Capacitar a equipe de saúde do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh para ofertar um cuidado seguro e qualificado aos pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19, através do conhecimento de mudanças nos fluxos de atendimento e rotinas assistenciais específicas para o novo coronavírus, é uma das ações que estão sendo desenvolvidas pela Divisão de Enfermagem durante pandemia. Desde o registro dos primeiros casos da doença em Belo Horizonte, já foram realizados diversos treinamentos para profissionais da enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem), médicos, fisioterapeutas e demais profissionais assistenciais.

“A oferta de capacitações contribuiu para que os profissionais se sentissem mais seguros para prestar atendimento em casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, o que, por sua vez, qualifica o cuidado prestado”, afirmou a coordenadora da Comissão de Educação Permanente, Thaís Oliveira.

Foram realizados treinamentos sobre as seguintes temáticas: Atendimento à parada cardiorrespiratória, intubação orotraqueal e oxigenoterapia em COVID-19; Medidas de prevenção do novo coronavírus e higienização das maõs; Paramentação e desparamentação de equipamentos de proteção individual em situações de COVID-19; Cuidados com o corpo após a morte de pacientes suspeitos ou diagnosticados com COVID-19; Transporte intra-hospitalar de paciente suspeito ou confirmado de COVID-19; e Coleta de amostra de swab e aspirado traqueal em paciente suspeito ou confirmado de COVID-19.

Novo normal

Neste cenário de pandemia, o Colegiado Executivo determinou a suspensão das capacitações presenciais, exceto para temáticas relacionadas ao COVID-19. Todas elas aconteceram com um quantitativo reduzido de profissionais, preferencialmente nas unidades de trabalho, mantendo todas as orientações sobre o distanciamento social, uso de máscaras e higienização dos materiais e equipamentos utilizados.

Além disso, foram adotadas metodologias de ensino não-presencial, com o apoio do Centro de Telessaúde, a partir da confecção de vídeos educativos com orientações importantes sobre pontos críticos para o atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19. Por entender que também é seu papel compartilhar conhecimento, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh disponibiliza todo esse material e os protocolos clínicos-assistenciais para manejo da Covid-19.