Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Faculdade de Medicina recruta voluntários para testes de candidata à vacina contra Covid-19

Estudo

Faculdade de Medicina recruta voluntários para testes de candidata à vacina contra Covid-19

Hospital das Clínicas é parceiro no estudo, oferecendo toda a infraestrutura necessária para a aplicação da vacina e o apoio ambulatorial; podem se voluntariar pessoas com mais de 18 anos e não há limite de idade

A Faculdade de Medicina da UFMG iniciará, na próxima semana, os testes de uma candidata norte-americana à vacina contra a Covid-19. Esta é a primeira avaliação que a instituição participa como centro colaborador da rede internacional CoVPN, que testará vacinas e anticorpos monoclonais produzidos por diversos laboratórios para combater o vírus SARS-CoV-2. A vacinação acontecerá no Hospital das Clínicas da UFMG, que é parceiro da Faculdade no estudo, oferecendo toda a infraestrutura e o apoio ambulatorial.

Para ser um candidato, é preciso ter mais de 18 anos de idade. Não há limite de idade. Um diferencial desse estudo é que na seleção não há critério excludente de ocupação profissional, como ser profissional da saúde. No entanto, haverá uma triagem para escolha dos voluntários, priorizando quem tenha maior risco de infecção pelo vírus.

O questionário online para participar da seleção está disponível aqui. É preciso responder sobre a disponibilidade de comparecer a sete visitas presenciais ao Hospital das Clínicas da UFMG, onde será feita a aplicação da vacina. Todos os voluntários serão acompanhados por 24 meses. Após a confirmação da eficácia da vacina, aqueles pacientes voluntários que receberam o placebo serão prioritários na distribuição da dose efetiva.

Os detalhes sobre a seleção e duração do estudo clínico você encontra no site da Faculdade de Medicina da UFMG.