Grupo de Trabalho em Humanização
Apresentação
Grupo de Trabalho em Humanização - Apresentação
Missão
Articular ações que promovam a cultura humanística entre os atores da saúde e usuários, bem como adequação do ambiente, com a perspectiva de apoio ao desenvolvimento da assistência humanizada para todos.
Objetivos
Atender a todas as pessoas que procuram os serviços de saúde, garantindo a acessibilidade universal;
Reorganizar o processo de trabalho, de forma que este desloque seu eixo central do médico para uma equipe multiprofissional - o Graf;
Qualificar a relação trabalhador-usuário, na constituição de um serviço de saúde de qualidade, mantendo atenção integral que atenda a todos;
Valorizar o trabalho dos profissionais de saúde;
Ações voltadas para a prestação de serviços aos usuários, familiares garantir a melhor qualidade de atendimento;
Entender que o acolhimento é uma ação técnica assistencial que possibilita analisar o processo de trabalho em saúde.
Justificativa
O GTH atende à Política Nacional de Humanização proposta pelo Ministério da Saúde ao prevenir, cuidar, proteger, tratar, recuperar e informar.
O acolhimento só é feito ao manter-se uma atitude de responsabilidade de todos os profissionais de saúde junto ao usuário de forma ética e acima de tudo garantindo o atendimento com capacidade de intervenção na relação de trabalhador e usuário.
Proposta do GTH
Atuar de forma que possa a permitir uma reorganização e mudar o processo de trabalho da equipe multiprofissional em especifico quanto à escuta, informação e resolução de problemas. Envolver o usuário e seus familiares no método da ação técnico-assistencial para obterresultados de eficiência quanto à produção em saúde.
Ações do GTH
Acolher os familiares dos pacientes e informar-lhes sobre as normas e rotinas da instituição;
Conduzir processo permanente de mudanças da cultura de atendimento à saúde, promovendo o respeito à dignidade da pessoa humana;
Constituir-se como espaço coletivo democrático, de escuta, análise, elaboração e decisão sobre os projetos de humanização na melhoria da prestação dos serviços;
Apoiar as diversas iniciativas de humanização dentro do HC;
Ser elo com a Alta Administração para conhecer as decisões e poder transmiti-las de forma precisa
Conceber forma de participação da comunidade, buscando os pontos de interseção com entidades da sociedade civil, poder público e outras instituições;
Organizar a oferta de trabalho voluntário;
Estabelecer fluxo, rotinas, protocolos entre os setores da instituição;
Acompanhar a construção de indicadores, o processo de avaliação e divulgação dos resultados;
Definir estratégia de comunicação e integração entre os diferentes setores, (reconhecer ser este um dos mais significativos instrumentos de integração existentes).
Resultados alcançados com a atuação do GTH
- Diminuição de queixas à Ouvidoria;
- Maior número de acompanhantes orientados sobre direitos e deveres;
- Maior número de servidores orientados quanto às normas e rotinas institucionais;
- Maior controle da infecção por transmissões cruzadas e contato;
- Maior segurança aos pacientes nas unidades;
- Aumento de doadores de sangue;
- Redução dos conflitos existentes entre família e equipe de saúde;
- Agilidade na condução da informação sobre obtidos;
- Redução da permanência do paciente agilizando exames e interconsultas;
- Informar e esclarecer ao paciente e familiar de forma clara quanto a assistência e condutas médicas prestadas.