Hospital de Clínicas

da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

Apresentação Apresentação

CCIH - Apresentação

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - CCIH -, formada por membros executores e membros consultores, realiza atividades de prevenção e controle de infecção hospitalar no Hospital de Clínicas desde 1995.

Os membros executores são profissionais especializados em prevenção e controle de infecção hospitalar, sendo, atualmente, integrados por dois infectologistas, duas enfermeiras e duas secretárias. Os membros consultores são representantes de diversos setores do Hospital, como Direção-Geral, Administração, Enfermagem, Serviço Médico (dois professores doutores da Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias), Farmácia e Laboratório de Microbiologia. Os membros executores se reúnem diariamente e toda a Comissão bimensalmente. Nessas reuniões, é elaborado e avaliado o programa anual de atividades.

A CCIH realiza atividades de vigilância epidemiológica em setores críticos (unidades intensivas de adulto, da emergência, coronariana, neonatal e hemodiálise), utilizando a metodologia National Nosocomial Infection Surveillance System, desenvolvida pelo Center for Disease Control and Prevention americano e mundialmente utilizada; e, de unidades não críticas (demais leitos do HC), por meio da vigilância passiva de infecção hospitalar em todas as clínicas. Deste modo estamos investigando a incidência de infecção hospitalar em todo o hospital.

A vigilância microbiológica é realizada diariamente tendo como base os resultados do laboratório de microbiologia. Pretendemos elaborar gráficos com a freqüência dos microrganismos, geral e por setor do HC, determinando-se o nível endêmico, limite máximo esperado e projeção para o mês subsequente. A Comissão solicita a instituição de medidas de precaução na identificação de microrganismos multirresistentes ou naqueles de risco de transmissão intra-hospitalar. Desta forma, monitora e controla a ocorrência de surtos de infecção hospitalar. Determina também o perfil de susceptibilidade dos microrganismos aos antimicrobianos, em todo o Hospital e por setor, e esses perfis são utilizados para a composição da política de utilização de antimicrobianos da CCIH-HC.

A ocorrência de multirresistência é um problema mundial, não das instituições isoladamente, mas um problema sério de saúde pública. Os indicadores demonstram a necessidade de monitoramento continuado no HC e da participação de todos. A higienização das mãos antes e após o contato com pacientes e superfícies hospitalares é a medida básica essencial para a prevenção da transmissão cruzada de microrganismos. A CCIH-HC realiza constantemente atividades de educação continuada e divulga em seus murais, distribuídos em todos os setores do HC, orientações nesse sentido.

O controle do uso de antimicrobianos é realizado tendo como base as fichas de solicitação e dados de consumo da Farmácia. A partir da ficha de solicitação de antimicrobiano, os infectologistas da CCIH orientam os médicos que prescrevem. Além disso, os infectologistas emitem parecer em diagnóstico e tratamento de infecção Hospitalar. Desta forma, o consumo de antimicrobianos no Hospital está indo ao encontro da política de utilização desenvolvida pela CCIH e divulgada para todo o Hospital.

A elaboração e implementação de rotinas de prevenção, diagnóstico e tratamento de infecção hospitalar é uma das atividades mais importantes da CCIH. O Manual de Protocolos de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar do HC é constantemente atualizado e emitido para todos os setores. Para a implementação das rotinas, a CCIH realiza atividades regulares de educação continuada, diariamente emite orientações e, atua junto aos setores para contribuir na implantação das mesmas. Em visitas de inspeção aos diferentes setores do Hospital com elaboração de relatórios e emissão desses aos responsáveis, a CCIH inspeciona o cumprimento das recomendações, visando contribuir para a melhoria da qualidade na assistência.

A CCIH realiza também assessoria a diversos setores tais como engenharia, administração, nutrição, central de material, farmácia, laboratório de microbiologia, lavanderia, visando contribuir para as ações que estão direta ou indiretamente ligadas à prevenção e controle de infecção hospitalar. Entre essas, estão as atividades de monitoramento da qualidade microbiológica de água potável, filtrada, destilada e do sistema de hemodiálise do HC. Em situações de não conformidades a CCIH solicita aos responsáveis a adoção das medidas cabíveis para a prevenção e controle de infecção.

Outra atividade importante é o apoio à Hotelaria para a melhoria da qualidade da limpeza e desinfecção de superfícies hospitalares. A Gerência do Controle de Resíduos Hospitalares está ligada à CCIH através da enfermeira responsável. A CCIH há alguns anos é campo de estágio de residentes de infectologia e graduandos de enfermagem do HC-UFTM.

Estamos nos organizando também para a realização de atividades de pesquisa em infecção hospitalar no HC.

 

Ramais: 3318-5257/5261/5811/5812