Hospital de Clínicas

da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Gerência de Ensino e Pesquisa Gerência de Ensino e Pesquisa

GEP

Horário de atendimento
Das 8h às 17h, segunda a sexta-feira

Contatos
(34) 3318 5527
gep.hctm@ebserh.gov.br
R. Benjamin Constant, 16 - Nossa Sra. da Abadia
Uberaba - MG, 38025-470

 

A Gerência de Ensino e Pesquisa é diretamente vinculada à Superintendência, tendo como uma das atribuições coordenar, de forma articulada com as diversas instâncias da gestão, a implementação de ações em infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos necessários ao aprimoramento do complexo como campo de prática do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação tecnológica.
 
Subordinadas a essa Gerência, estão:
Unidade de Telessaúde;
Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica;
Setor de Gestão do Ensino (com suas demais Unidades).

 

 

 

Equipe

Jair Sindra Virtuoso Júnior
Gerente de Ensino e Pesquisa
Currículo: http://lattes.cnpq.br/2963442062396778
(34) 3318 5527  - ramal 203
jair.virtuoso@ebserh.gov.br
 

Joilson Meneguci
Chefe da Unidade de Telessaúde
Currículo: http://lattes.cnpq.br/3428086349679438 
(34) 3318 5527 – ramal 207
joilson.meneguci@ebserh.gov.br
 

Livia Figueira Avezum Oliveira
Chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica
Currículo: http://lattes.cnpq.br/5607915707332038  
(34) 3318 5527 
livia.avezum@ebserh.gov.br
 

Luís Ronan Marquez Ferreira de Souza
Chefe do Setor de Gestão do Ensino 
Currículo: http://lattes.cnpq.br/4307040461550230   
(34) 3318 5527
luis.ronan@ebserh.gov.br

 

Aldenora Laísa Paiva de Carvalho Cordeiro
Chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Graduação e Ensino Técnico (UGAGET)
Currículo: http://lattes.cnpq.br/5149529696151474  
(34) 3318 5527 – ramal 209
aldenora.cordeiro@ebserh.gov.br
ugaget.hctm@ebserh.gov.br 
 

Marlos Aureliano Dias de Sousa
Chefe da Unidade de Pós-Graduação
Currículo: http://lattes.cnpq.br/8918549605503586
(34) 3318 5527
marlos.sousa@ebserh.gov.br
 

Sergio Antonio Zullo
Estatístico
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1061437218462258
(34) 3318 5527  - ramal 215
sergio.zullo@ebserh.gov.br 

 

Giselle Aleixo de Sousa Oliveira
Assistente Administrativo
(34) 3318 5527
gep.hctm@ebserh.gov.br

 

Larissa Natalie Aleixo
Assistente Administrativo
(34) 3318 5527
gep.hctm@ebserh.gov.br 


 

Competências da Gerência de Ensino e Pesquisa
1. Identificar e assegurar, de forma articulada ao colegiado executivo, a implementação de ações em infraestrutura física, tecnológica e recursos humanos necessários ao aprimoramento do hospital universitário como campo de prática em ensino e pesquisa;
2. Promover um ambiente integrado e colaborativo entre a atenção à saúde, o ensino e a pesquisa;
3. Propor e coordenar mecanismos de comunicação e diálogo permanente com universidade e discentes, que resultem na adesão e respeito às práticas e procedimentos necessários à efetividade do processo de gestão do ensino e da pesquisa no HC-UFTM;
4. Propor e implementar mecanismos de comunicação sobre o papel estratégico do HC-UFTM na formação profissional, produção do conhecimento, desenvolvimento tecnológico e inovação;
5. Coordenar, no âmbito de sua atuação, o planejamento das ações e atividades de forma integrada às demais instâncias de gestão do HC-UFTM;
6. Coordenar e assegurar a implantação de mecanismos de organização e monitoramento das informações referentes ao ensino e pesquisas no HC-UFTM;
7. Instituir mecanismos de avaliação da gestão do ensino e da pesquisa no âmbito do hospital;
8. Coordenar, em parceria com a Ebserh sede, a implementação de ações de capacitação necessárias ao aprimoramento e suporte à gestão e desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa;
9. Coordenar, em parceria com a universidade, a observância às normativas e diretrizes legais referentes aos programas de residências em saúde;
10. Coordenar o desenvolvimento de ações que assegurem as atividades de preceptoria no âmbito do hospital universitário;
11. Propor, implementar e monitorar ações que garantam a manutenção do certificado de Hospital de Ensino pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação.
12. Articular e promover junto ao Colegiado Executivo do HC-UFTM o suporte às atividades da Unidade de Telessaúde (ações de telessaúde, tele-educação e da Rede Universitária de Telemedicina);
13. Propor, avaliar e monitorar o desenvolvimento de quaisquer atividades de ensino e treinamento nas instalações do Hospital de Clínicas;
14. Articular junto ao Comitê de Ética em Pesquisa do HC-UFTM, de forma a estabelecer fluxo de comunicação permanente e implementar mecanismos de apoio às suas ações;
15. Coordenar o desenvolvimento de ações destinadas a fortalecer a participação do HC-UFTM, em iniciativas do Sistema Nacional de Inovação em Saúde, como as redes de pesquisas clínicas, do Núcleo de Avaliação de Tecnológica e Núcleo de Inovação Tecnológica;
16. Coordenar e assegurar o aprimoramento da gestão de pesquisas clínicas, de forma a promover a efetividade e a transparência no processo de aprovação, desenvolvimento e execução orçamentária dos projetos no Hospital de Clínicas;
17. Coordenar e incentivar a participação do HC-UFTM em iniciativas de colaboração em pesquisas e desenvolvimento tecnológico promovidas pela Ebserh sede;
18. Contribuir na formulação de parâmetros e requisitos específicos ao componente ensino e pesquisa no âmbito de acordos, contratos e convênios e monitorar sua implementação;
19. Articular junto à Ebserh sede, de forma a aportar e incorporar sugestões destinadas ao aprimoramento contínuo do HC-UFTM como campo de prática;
20. Promover e apoiar a realização de eventos científicos e de incentivo ao ensino, pesquisa e extensão;
21. Coordenar a elaboração de documentos e relatórios técnicos afins;
22. Coordenar as atividades dos empregados da Gerência de Ensino e Pesquisa;
23. Representar o HC-UFTM nos assuntos pertinentes ao ensino e pesquisa;
24. Subsidiar a superintendência do HC-UFTM e a Ebserh sede no que couber.

 

Competências da Unidade de Telessaúde

1. Identificar e articular junto à Gerência de Ensino e Pesquisa ações necessárias para o funcionamento da Unidade de Telessaúde do HC-UFTM;
2. Subsidiar a Gerência de Ensino e Pesquisa com material necessário para articulação e promoção das atividades de Telessaúde junto às instâncias e órgãos superiores;
3. Identificar e articular junto à Gerência de Ensino e Pesquisa e Superintendência do HC-UFTM a aproximação de parceiros em Telessaúde (tais como os Núcleos Universitários de Telessaúde, Núcleos Técnico-Científicos do Programa Telessaúde Brasil Redes, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e a Rede Universitária de Telemedicina);
4. Articular junto à Gerência de Ensino e Pesquisa, de forma a aportar e incorporar sugestões destinadas ao aprimoramento contínuo do HC-UFTM como campo de ensino e prática;
5. Identificar serviços disponibilizados pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa com potencial para o desenvolvimento de ações de Telessaúde;
6. Identificar e divulgar no HC-UFTM serviços desenvolvidos no âmbito da Rede Universitária de Telemedicina que explorem mecanismos inovadores em saúde;
7. Fomentar a participação do HC-UFTM em Grupos de Interesse Especial (SIGs) apoiados pela Rede Universitária de Telemedicina;
8. Fomentar, por meio da coordenação e/ou participação em Grupos de Interesse Especial, um ambiente que promova debate, discussão de casos, aulas e/ou diagnósticos a distância;
9. Manter atualizado o contato dos profissionais envolvidos e fortalecer os SIGs que o HC-UFTM participa;
10. Levantar demanda para capacitação em Telessaúde;
11. Articular junto à Gerência de Ensino e Pesquisa e a Superintendência do HC-UFTM, o compartilhamento de estrutura e ações desenvolvidas em apoio à atenção à saúde e de educação das equipes de atenção básica;
12. Sensibilizar o corpo clínico para as ações de Teleconsultoria, Segunda Opinião formativa, Telediagnóstico e para a adesão a novos SIGs;
13. Gerar e divulgar informação relacionada às ações da Telessaúde;
14. Elaborar fluxo e protocolos padrões para a divulgação das ações no âmbito dos SIGs, bem como do portfólio de serviços ofertados pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa;
15. Coordenar a implantação de mecanismos de organização e monitoramento das informações referentes à Telessaúde no HC-UFTM;
16.Propor ferramentas de avaliação da gestão de ensino, pesquisa e às relacionadas à assistência que usem a Segunda Opinião Formativa e/ou Telediagnóstico;
17. Apresentar à Gerência de Ensino e Pesquisa demandas de atividade de ensino e treinamento mediado por tecnologias nas instalações do HC-UFTM;
18. Promover e apoiar a realização de eventos científicos e de ensino, pesquisa e extensão via
Telessaúde;
19. Elaborar relatórios técnicos e documentos afins;
20. Subsidiar o Gerente de Ensino e Pesquisa no que couber;
21. Identificar parâmetros e requisitos específicos das ações de Telessaúde no âmbito de acordos, contratos e convênios;
22. Desenvolver ações que garantam a certificação da instituição como hospital de ensino pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde;
23. Representar o gerente de ensino e pesquisa em instâncias que abordem assuntos pertinentes à Telessaúde.
24. Divulgar e fortalecer a utilização do UptoDate no HC-UFTM;
25. Participar das reuniões da Gerência de Ensino e Pesquisa.

 

Competências do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica

1. Propor e implementar junto à Gerência de Ensino e Pesquisa fluxo de tramitação e Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) para os projetos de pesquisas, com ênfase na Pesquisa Clínica a serem executados no âmbito do HC-UFTM, em consonância com as políticas de Ebserh sede;
2. Identificar e incentivar oportunidades de pesquisa no âmbito do HC-UFTM;
3. Identificar as demandas para capacitação na área da gestão da pesquisa;
4. Monitorar as pesquisas desenvolvidas no âmbito do HC-UFTM para que atendam aos princípios e diretrizes éticas de proteção aos sujeitos;
5. Gerir a pesquisa clínica no HC-UFTM de forma a promover a efetividade e a transparência, em consonância com as Boas Práticas Clínicas;
6. Propor ações de estímulo à pesquisa translacional no âmbito do Hospital de Clínicas e UFTM;
7. Propor e coordenar a comissão de avaliação de pesquisa de acordo com as diretrizes institucionais;
8. Subsidiar a Gerência de Ensino e Pesquisa e a Ebserh sede com informações sobre projetos de pesquisa e pesquisa clínica em desenvolvimento no HC-UFTM;
10. Promover de forma integrada aos cursos da UFTM ações que induzam e estimulem a pesquisa científica e inovações tecnológicas no HC-UFTM;
11. Articular com o Gerente de Ensino e Pesquisa ações de estímulo à pesquisa e inovação tecnológica no âmbito hospitalar junto as Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão;
12. Articular junto às instâncias da UFTM, Fundações de apoio à Pesquisa, de forma a promover a adesão aos procedimentos operacionais padrões relacionados aos processos de aprovação, desenvolvimento, monitoramento e execução orçamentária dos projetos de pesquisa;
13. Fomentar discussão de políticas institucionais sobre publicação e depósito de patentes dos projetos de pesquisa desenvolvidos no HC-UFTM;
14. Estimular a publicação e depósitos de patentes dos projetos de pesquisa desenvolvidos no HC-UFTM;
15. Promover cursos de formação e atualização da comunidade hospitalar em propriedade intelectual, patentes e pesquisa clínica; 
16. Identificar editais de fomento à pesquisa e inovação em tecnologia em saúde passíveis de concorrência por parte dos grupos que desenvolvem pesquisa no âmbito do HC-UFTM; 
17. Opinar em acordos, contratos e convênio afins à pesquisa; 
18. Fortalecimento de parcerias internacionais, a exemplo da Universidade McMaster (Hamilton-Canadá), através do PHRI nos protocolos de pesquisa clínica em diversas áreas da medicina.
19. Propor e desenvolver ações destinadas a fortalecer a participação do HC-UFTM em iniciativas do Sistema Nacional de Inovação em Saúde, como as redes de pesquisas clínicas, o Núcleo de Avaliação de Tecnologia e Saúde e Núcleo de Inovação Tecnológica (UFTM); 
20. Promover e apoiar eventos, palestras e simpósio de divulgação científica e popularização da ciência; 
21. Desenvolver ações que promovam a certificação da instituição como hospital de ensino pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde; 
22. Elaborar relatórios técnicos das atividades exercidas; 
23. Participar das reuniões da Gerência de Ensino e Pesquisa.

 

Competências do Setor de Gestão de Ensino

1. Identificar, de forma articulada à Gerência de Ensino e Pesquisa e coordenações dos cursos, necessidades de infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos para as atividades de ensino, pesquisa e extensão no HC-UFTM;
2. Estabelecer mecanismos de comunicação com os coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação;
3. Sistematizar procedimentos de funcionamento do setor de acordo com as normativas e diretrizes legais para atividades de ensino no HC-UFTM;
4. Coordenar a implantação de mecanismos de organização e monitoramento das informações referentes ao ensino no Hospital de Clínicas;
5. Propor mecanismo de avaliação da gestão de ensino, no âmbito do HC-UFTM;
6. Identificar demandas para capacitação na área de gestão de ensino;
7. Desenvolver em conjunto com a Gerência de Ensino e Pesquisa bem como com a Gerência de Atenção à Saúde e Gerência Administrativa ações de integração entre ensino e assistência;
8. Promover ações no âmbito do ensino e da extensão no HC-UFTM, de forma integrada as Pró-Reitorias de Ensino e Extensão; 
9. Articular junto à Gerência de Ensino e Pesquisa ações para acolhimento dos estudantes de ensino técnico, graduação e pós-graduação no HC-UFTM;
10. Propor a implementação de cursos, congressos e eventos relacionados ao ensino em saúde com objetivo de integrar a comunidade acadêmica e assistencial envolvidas;
11. Desenvolver ações que garantam a certificação da instituição como hospital de ensino pelo
Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde;
12. Desenvolver ações para favorecer as atividades de preceptoria no âmbito do HC-UFTM;
13. Desenvolver ações junto ao chefe do Setor de Pesquisa e da Unidade de Telessaúde para integração das atividades de ensino às atividades da tele-educação e pesquisa no HC-UFTM;
14. Subsidiar a gerência com informações relacionadas às ações de ensino com foco no papel do HC-UFTM, na formação profissional;
15. Representar o gerente de ensino e pesquisa em instâncias que abordem assuntos pertinentes ao ensino;
16. Participar das reuniões da Gerência de Ensino e Pesquisa.

 

Competências da Unidade de Gerenciamento das Atividades de Graduação e Ensino Técnico (UGAGET)

1. Propor e participar do acolhimento dos alunos de graduação e ensino técnico do HC-UFTM;
2. Propor e participar do acolhimento dos internos no HC-UFTM;
3. Identificar e zelar pela existência de condições adequadas para a relação ensino/aprendizagem;
4. Cooperar com a Pró-Reitoria de Ensino, Institutos acadêmicos da UFTM, na execução dos currículos dos cursos de graduação presentes, no que tange o HC-UFTM como campo de prática;
5. Acompanhar a execução das atividades desenvolvidas nos cursos técnicos, no âmbito do HC-UFTM, segundo as propostas dos planos de trabalho;
6. Promover o cumprimento da lei de estágio e das normas internas no desenvolvimento das atividades dos estagiários no HC-UFTM;
7. Organizar o fluxo e as áreas de práticas dos discentes dos cursos técnicos e de graduação no HC-UFTM;
8. Promover a integração dos diferentes cursos técnicos e de graduação presentes no HC-UFTM;
9. Propor junto ao Setor de Ensino e à Gerência de Ensino e Pesquisa ações que resultem em melhoria para o ensino de graduação e técnico no HC-UFTM;
10. Identificar oportunidade de discussão das diretrizes nacionais e das normas do HC-UFTM sobre segurança do paciente junto aos cursos e discentes de graduação e ensino técnico, promovendo a cultura de segurança;
11. Organizar cronograma de reuniões periódicas com os responsáveis pelos estágios acadêmicos ano âmbito do HC-UFTM;
12. Organizar os trabalhos das extensões e Ligas Acadêmicas no âmbito do HC-UFTM;
13. Manter atualizados os registros sobre o ensino de graduação e técnico no HC-UFTM;
14. Emitir relatórios periódicos sobre o ensino de graduação e técnico;
15. Desenvolver ações que garantam a certificação da instituição como hospital de ensino pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde;
16. Identificar oportunidades para o desenvolvimento da tele-educação no ensino de graduação e técnico, juntamente com o chefe da Unidade de Telessaúde;
17. Substituir o chefe do Setor de Ensino, no impedimento deste, em reuniões ou eventos referentes ao ensino de graduação e técnico;
18. Participar das reuniões da Gerência de Ensino e Pesquisa.

 

Competências da Unidade de Pós-Graduação

1. Zelar pela aplicação da legislação referente às residências em saúde;
2. Articular junto ao chefe do Setor de Ensino e à Gerência de Ensino e Pesquisa o cumprimento da legislação, das determinações das comissões nacionais de residência em saúde e das decisões da Coreme e Coremu;
3. Identificar condições para a abertura de novos programas de residência em saúde, inclusive com prospecção de novos editais;
4. Articular junto ao Setor de Ensino a abertura de novos programas de residência em saúde;
5. Participar como membro efetivo das comissões de residência em saúde do HC-UFTM;
6. Colaborar e participar do acolhimento dos residentes no HC-UFTM;
7. Identificar demandas para capacitação de atividades do ensino;
8. Desenvolver ações para a integração dos vários programas de residência em saúde do HC-UFTM;
9. Realizar reuniões periódicas com os residentes em saúde;
10. Organizar fluxo e áreas de prática do ensino de pós-graduação no HC-UFTM;
11. Divulgar e monitorar os fluxos de pesquisa de pós-graduação definidos no HC-UFTM, juntamente com o chefe do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica;
12. Manter registros no Sigres atualizados sobre o ensino de pós-graduação no HC-UFTM;
13. Realizar relatórios periódicos sobre o ensino de pós-graduação no HC-UFTM;
14. Promover a cultura de segurança do paciente junto aos discentes de pós-graduação;
15. Identificar oportunidades para o desenvolvimento da tele-educação no ensino de pós-graduação, juntamente com o chefe da Unidade de Telessaúde;
16. Desenvolver ações que garantam a certificação da instituição como hospital de ensino pelos Ministério da Educação e Ministério da Saúde;
17. Substituir o chefe do Setor de Ensino, no impedimento deste, nos assuntos referentes ao ensino de pós-graduação;
18. Participar das reuniões da Gerência de Ensino e Pesquisa.