Hospital de Clínicas

da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Pronto-Socorro Pronto-Socorro

Pronto Socorro

Horário de atendimento

Secretaria do Pronto Socorro -

Das 7h às 18h, segunda a sexta-feira

 

Contatos

(34) 3318-5167/5160

Pronto-socorro.hctm@ebserh.gov.br

Rua, Frei Paulino, SN

Uberaba/MG

CEP 38025-440

 

Equipe

Cintia Machado Dutra

Chefe da Setor de Urgência e Emergência

(34) 3318-5167

cintia.dutra@ebserh.gov.br

 

Wanderson Borges Tomaz

Chefe substituto da Unidade de Pronto Socorro

(34) 3318-5160

wanderson.tomaz@ebserh.gov.br

 

Maria Ângela Marques

Secretária – Setor de Urgência e Emergência

(34) 3318-5167

mariaangela.marques@ebserh.gov.br

 

O Pronto-Socorro do Hospital de Clínicas da UFTM, com atendimento 24h, é referência em assistência hospitalar de urgência e emergência para os pacientes da Macrorregião de Saúde Triângulo Sul do Estado de Minas Gerais, composta por 27 municípios. 

 

O PS Adulto conta com 22 leitos, sendo dois de isolamento, 20 de observação e uma sala de emergência com capacidade para quatro atendimentos simultâneos. Realiza, em média, 2 mil atendimentos/mês.
 
O PS Infantil possui 10 leitos, sendo dois leitos de isolamento e uma sala de emergência com capacidade para dois atendimentos simultâneos. Realiza, em média, 300 atendimentos/mês.
 
Os pacientes recebidos pelo Pronto-Socorro têm as seguintes origens:
 
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu /Resgate/Corpo de Bombeiros, Polícias Militar, Rodoviária, Florestal, Civil e Federal; Concessionárias das rodovias;
  • Todos os casos de Urgências em ginecologia, oftalmologia, e HIV/aids;
  • Todos os casos provenientes dos Ambulatórios do Hospital de Clínicas e Hemocentro, com encaminhamento padronizado e contato prévio com as equipes de plantão;
  • Pacientes em tratamento continuado, devidamente identificados por relatórios de médicos da UFTM, tais como doenças hematológicas em quimioterapia, pós-transplantes, pós-cirúrgicos até 30 dias;
  • Todos os pacientes trazidos ao Pronto Socorro com história de trauma ou vítima de violência, constatada pela equipe multidisciplinar de plantão;
  • Toda intoxicação exógena e envenenamento por agente que coloque em risco a vida do paciente, além de acidente por animais peçonhentos;
  • Porta aberta até 72horas a vítima ou suspeita  de abuso sexual, adultos e crianças;
  • Central de Regulação Estadual - SUSFácil, conforme cumprimento de protocolo on-line (todo paciente que não se enquadra nos critérios anteriores devem ser regulados pelo Sistema SUSFácil, que considera a gravidade do paciente e a disponibilidade de atendimento dos serviços)
 
Os pacientes encaminhados de outras cidades são atendidos com encaminhamento da Central Estadual de Regulação - SUS Fácil -, autorização on-line e com relatório completo do paciente.
 
A partir da regulação e com equipe qualificada, o Pronto-Socorro busca assegurar equidade e acessibilidade e garantir atendimento resolutivo, a fim de estabilizar ou minimizar o impacto dos agravos à saúde.
 
Em junho de 2015 foi implantado o Comitê Gestor do Pronto-Socorro, composto por equipe multidisciplinar - técnica e administrativa. O conselho se reúne semanalmente às quintas-feiras, das 7h30 às 8h30, com pautas pré definidas, estando aberto a sugestões de pautas que envolvam o PS provenientes de todos os setores do HC, com vistas à reestruturação.