Pronto-Socorro
Pronto Socorro
Horário de atendimento
Secretaria do Pronto Socorro -
Das 7h às 18h, segunda a sexta-feira
Contatos
(34) 3318-5167/5160
Pronto-socorro.hctm@ebserh.gov.br
Rua, Frei Paulino, SN
Uberaba/MG
CEP 38025-440
Equipe
Cintia Machado Dutra
Chefe da Setor de Urgência e Emergência
(34) 3318-5167
cintia.dutra@ebserh.gov.br
Wanderson Borges Tomaz
Chefe substituto da Unidade de Pronto Socorro
(34) 3318-5160
wanderson.tomaz@ebserh.gov.br
Maria Ângela Marques
Secretária – Setor de Urgência e Emergência
(34) 3318-5167
mariaangela.marques@ebserh.gov.br
O Pronto-Socorro do Hospital de Clínicas da UFTM, com atendimento 24h, é referência em assistência hospitalar de urgência e emergência para os pacientes da Macrorregião de Saúde Triângulo Sul do Estado de Minas Gerais, composta por 27 municípios.
O PS Adulto conta com 22 leitos, sendo dois de isolamento, 20 de observação e uma sala de emergência com capacidade para quatro atendimentos simultâneos. Realiza, em média, 2 mil atendimentos/mês.
O PS Infantil possui 10 leitos, sendo dois leitos de isolamento e uma sala de emergência com capacidade para dois atendimentos simultâneos. Realiza, em média, 300 atendimentos/mês.
Os pacientes recebidos pelo Pronto-Socorro têm as seguintes origens:
- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu /Resgate/Corpo de Bombeiros, Polícias Militar, Rodoviária, Florestal, Civil e Federal; Concessionárias das rodovias;
- Todos os casos de Urgências em ginecologia, oftalmologia, e HIV/aids;
- Todos os casos provenientes dos Ambulatórios do Hospital de Clínicas e Hemocentro, com encaminhamento padronizado e contato prévio com as equipes de plantão;
- Pacientes em tratamento continuado, devidamente identificados por relatórios de médicos da UFTM, tais como doenças hematológicas em quimioterapia, pós-transplantes, pós-cirúrgicos até 30 dias;
- Todos os pacientes trazidos ao Pronto Socorro com história de trauma ou vítima de violência, constatada pela equipe multidisciplinar de plantão;
- Toda intoxicação exógena e envenenamento por agente que coloque em risco a vida do paciente, além de acidente por animais peçonhentos;
- Porta aberta até 72horas a vítima ou suspeita de abuso sexual, adultos e crianças;
- Central de Regulação Estadual - SUSFácil, conforme cumprimento de protocolo on-line (todo paciente que não se enquadra nos critérios anteriores devem ser regulados pelo Sistema SUSFácil, que considera a gravidade do paciente e a disponibilidade de atendimento dos serviços)
Os pacientes encaminhados de outras cidades são atendidos com encaminhamento da Central Estadual de Regulação - SUS Fácil -, autorização on-line e com relatório completo do paciente.
A partir da regulação e com equipe qualificada, o Pronto-Socorro busca assegurar equidade e acessibilidade e garantir atendimento resolutivo, a fim de estabilizar ou minimizar o impacto dos agravos à saúde.
Em junho de 2015 foi implantado o Comitê Gestor do Pronto-Socorro, composto por equipe multidisciplinar - técnica e administrativa. O conselho se reúne semanalmente às quintas-feiras, das 7h30 às 8h30, com pautas pré definidas, estando aberto a sugestões de pautas que envolvam o PS provenientes de todos os setores do HC, com vistas à reestruturação.