Hospital de Clínicas

da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Protocolos Clínicos Protocolos Clínicos

prot clin

  • O modelo de protocolo clínico, em formato editável, deve ser solicitado à Unidade de Planejamento. 
Protocolo Clínico Divisão Médica/01/2019 Displasia Broncopulmonar Pediátrica – Condutas Médicas Institui medidas preventivas e terapêuticas adequadas em recém-nascidos (RNs) prematuros extremos a fim de reduzir os impactos associados a DBP
Protocolo Clínico Divisão Médica/02/2019 Condutas Médicas na Hemorragia Digestiva Alta por Varizes Esofágicas em
Pediatria
Orienta o plantonista da urgência/emergência e padroniza a abordagem terapêutica na hemorragia digestiva alta por varizes esofagogástricas em pediatria.
Protocolo Clínico Divisão Médica/03/2019
Sedação e Analgesia em Pediatria
Orienta os profissionais quanto ao uso adequado de sedação/analgesia do paciente pediátrico com a finalidade de evitar a síndrome de abstinência.
Protocolo Clínico Divisão Médica/04/2019
Cetoacidose Diabética na Infância - Condutas Médicas
Institui medidas terapêuticas precoces para minimizar a morbidade e reduzir a taxa de mortalidade.
Protocolo Clínico Divisão Médica/05/2019
Síndrome do Desconforto Respiratório e Uso de Surfactante em Recém-Nascidos versão 2.0
Orienta adequado manejo da SDR em RNs, com enfoque sobre indicação, dose e modo de administração de surfactante exógeno.
Protocolo Clínico Divisão Médica/06/2019 Hipoglicemia Neonatal – Condutas Médicas Define o nível de glicose nos recém-nascidos (RNs) para intervenção terapêutica.
Protocolo Clínico Divisão Médica/07/2019
Síndrome da Abstinência e Delirium em Pediatria
Orienta os profissionais quanto à identificação precoce da síndrome de abstinência, a ocorrência de delirium e a padronização de medidas para prevenção e tratamento adequados.

Protocolo Clínico Divisão Médica/08/2019 Hemovigilância em Pediatria

Sistema de avaliação e alerta, organizado com o objetivo de recolher e avaliar informações sobre os efeitos indesejáveis e/ou inesperados da utilização de hemocomponentes a fim de prevenir seu aparecimento ou recorrência.

Protocolo Clínico Divisão Médica /09/2019 Condutas Médicas na Persistência do Canal Arterial

Trata do reconhecimento precoce da PCA em RNs, sobretudo prematuros, e instituição do tratamento adequado.
Protocolo Clínico Divisão Médica /10/2019 Morte Encefálica em
Pediatria

Trata o reconhecimento da ME em pacientes pediátricos; como passar informações seguras para os familiares; evitar terapia inútil (tratar cadáver); reduzir custos e otimizar leitos de terapia intensiva; oferecer à família a opção de ajudar outras pessoas por meio da doação de órgãos e tecidos.

Protocolo Clínico Divisão Médica/11/2019 Condutas Médicas na Sepse Neonatal Precoce e Tardia

Reconhecimento precoce da sepse e do choque séptico do paciente neonatal e instituição do tratamento para minimizar a morbidade e reduzir a taxa de mortalidade.
Protocolo Clínico Divisão Médica/12/2019 Sepse no Paciente Pediátrico - Condutas Médicas Reconhecimento precoce da sepse em paciente pediátrico e instituição do tratamento para minimizar a morbidade e reduzir a taxa de mortalidade.

Protocolo Clínico Divisão Médica /13/2019 Condutas Médicas na Asfixia Perinatal e Encefalopatia Hipóxico-Isquêmica

Trata as Condutas Médicas na Asfixia Perinatal e Encefalopatia Hipóxico-Isquêmica

Protocolo Clínico Divisão Médica/14/2019 Traumatismo Cranioencefálico em Pediatria – Condutas Médicas

Trata o reconhecimento do TCE em pacientes pediátricos e instituição de medidas terapêuticas precoces para minimizar a morbidade e reduzir a taxa de mortalidade.
PRT.DM.015 "Doença Metabólica Óssea na Prematuridade" Orienta adequado manejo da DMO da Prematuridade em RNs, com enfoque em prevenção, rastreamento, diagnóstico e tratamento
PRT.DM.016 "Cuidados Neonatais no Enfrentamento da Covid-19"  
PRT.DM.017 "Covid19 - Assistência Ao Paciente Pediátrico na Unidade de Terapia Intensiva Infantil"  
PRT.DM.018 Admissão e Alta em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica Racionaliza a conduta para admissão e alta em UTI neonatal e pediátrica, especialmente quando os leitos são escassos
PRT.DM.019 Abordagem da Doença do Refluxo Gastroesofágico em Pediatria Normatiza ações institucionais para o manejo clínico e para a abordagem da DRGE no paciente pediátrico
PRT.DM.020 "Prevenção e Tratamento da Abstinência de Nicotina em Indivíduos Internados" Institui a profilaxia da abstinência de nicotina em pacientes tabagistas durante o período de internação no HC-UFTM e padroniza as condutas da equipe médica sobre tratamento de reposição de nicotina para o controle dos sintomas de abstinência na internação

Navegação Navegação