Hospital de Clínicas

da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Hotelaria Hotelaria

Setor de Hotelaria Setor de Hotelaria

Setor de Hotelaria

Atendimento

6h30 às 18h

segunda a sexta-feira

 

Localização

Avenida Getúlio Guaritá, 130 - 1.º andar do Hospital de Clínicas da UFTM

 

Contato

(34)3318-5185/5215/5104

hotelaria.hctm@ebserh.gov.br

 

O Setor Hotelaria Hospitalar HC-UFTM foi criado em janeiro de 2014, atendendo ao organograma proposto pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh. O setor tem como objetivo a implementação de um serviço de qualidade e segurança direcionados as áreas de Processamento de Roupas, Higienização, Nutrição e Dietética, Portaria/Recepção e Gestão Ambiental.

 

Competências

- identificar os contratos terceirizados do setor de hotelaria hospitalar;

- subsidiar tecnicamente o processo de elaboração dos termos de referência dos serviços, considerando o perfil assistencial da instituição;

- promover e apoiar programas de humanização no setor de hotelaria hospitalar;

- subsidiar tecnicamente a elaboração das rotinas e procedimentos operacionais, aprimorando as interfaces entre os serviços que integram o setor de hotelaria hospitalar;

- monitorar a execução das atividades desenvolvidas, observando a qualidade da assistência prestada ao paciente.

 

A finalidade do Serviço de Hotelaria Hospitalar na busca por melhorias visa à promoção do bem estar, conforto e segurança na hospitalidade, oferecendo qualidade, valor e satisfação para o cliente durante sua permanência na instituição,  com foco na qualidade do atendimento  humanizado no ambiente hospitalar. E, neste aspecto, o conceito de hotelaria hospitalar ganha cada vez mais destaque, atuando como um dos instrumentos para que as instituições de saúde possam alcançar a excelência em seus serviços.

 

Destaca-se que, com a implantação da hotelaria e os serviços humanizados, a qualidade e eficiência dos serviços serão a peça fundamental na produção da saúde. “A hospitalidade pode e reduz radicalmente o sofrimento de pacientes e clientes, minimizando a dor para pacientes e familiares em momentos de dor e fragilidade “ (GODOI, 2004).

 

Objetivos

- Oferecer condições de bem estar, assistência, segurança, conforto e qualidade no atendimento, tornando o ambiente hospitalar o mais próximo possível do ambiente familiar.

- Coordenar o gerenciamento dos processos de Serviço de Nutrição e Dietética, Lavanderia, Portaria e Segurança Patrimonial, Recepção, Higienização e Resíduos.

- Acompanhar os processos do Sistema de Gestão de Qualidade implantado nos setores ligados a Setor de Hotelaria Hospitalar.

 

Equipe

Renata Maria Dias de Abreu

Chefe do Setor de Hotelaria e gestora dos contratos terceirizados vinculados à hotelaria (processamento de roupas; higienização, portaria; recepção; controle de pragas e resíduos).

 

Luciano Paiva Responsável

Técnico do serviço de gerenciamento de resíduos e fiscal dos contratos de higienização, controle de pragas e resíduos.

 

Eurípedes Rogério dos Santos Camilo

Fiscal técnico do contrato de portaria e suplente do contrato de recepção.

 

Cristina de Oliveira

Fiscal suplente do contrato de processamento de roupas 

 

Mariluci de Oliveira Moraes

Fiscal Administrativa do contrato de portaria e desempenha atividades administrativas

 

Eliane Rita dos Santos

Desempenha atividades administrativas vinculada à gestão de resíduos.