Nossa história Nossa história

Nossa história

Foto: Edmundo Gomide/UFTM

 

Em 19 de agosto de 1967 aconteceu a incorporação da Santa Casa de Misericórdia de Uberaba pela então Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. A medida atendia ao Decreto n.º 68.837, de 8 de março de 1967. Cinco anos depois, tinha início a construção do Hospital Escola da FMTM, inaugurado em agosto de 1982. Ampliado e modernizado, o hospital passou a ser chamado Hospital de Clínicas, a partir da transformação da FMTM em Universidade, em 2005.

O HC-UFTM atende aos 27 municípios que compõem a macrorregião Triângulo Sul do estado de Minas Gerais como único hospital que oferece atendimento de alta complexidade, 100% pelo Sistema Único de Saúde - SUS. Recebe, ainda, pacientes de outras regiões de MG e de diversos estados brasileiros. Responde por 73% de toda a média e alta complexidade da macrorregião Triângulo Sul do Estado de Minas Gerais e por 100% da alta complexidade na mesma área, com exceção do tratamento de câncer.

Essa macrorregião é composta pelas seguintes cidades: Água Comprida, Araxá, Campo Florido, Campos Altos, Carneirinho, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Fronteira, Frutal, Ibiá, Itapagipe, Iturama, Limeira do Oeste, Pedrinópolis, Perdizes, Pirajuba, Planura, Pratinha, Sacramento, Santa Juliana, São Francisco de Sales, Tapira, Uberaba, União de Minas e Veríssimo.

Quanto à estrutura, o Hospital possui 301 leitos ativos, sendo 20 de UTI infantil, 10 de UTI adulto e 10 de UTI coronariano, além de 14 salas de cirurgia. O Pronto Socorro conta com 25 leitos. O HC-UFTM possui cinco anexos: Ambulatório Maria da Glória, Ambulatório de Especialidades, Ambulatório de Pediatria, Centro de Reabilitação e Central de Quimioterapia, totalizando 180 consultórios.

Certificado como Hospital de Ensino, disponibiliza campo de estágio para cursos técnicos e de graduação da UFTM, em especial na área da Saúde, além de atender às demandas de formação profissional no que diz respeito à residência médica e à pós-graduação - lato sensu e stricto sensu.

No HC-UFTM, a pesquisa encontra favorável campo de investigação científica, devido à infraestrutura operacional e tecnológica disponível. O corpo clínico é composto por médicos com diferentes especializações que atuam no âmbito acadêmico e também no assistencial.

Foto: Edmundo Gomide/UFTM

 

A área física, constantemente em evolução tanto na estrutura quanto na aquisição de equipamentos de alta tecnologia, mede 26 mil metros quadrados, distribuídos entre ambientes de internação, ambulatórios, pronto-socorro e serviços de diagnóstico e tratamentos especializados.

Em 17 de janeiro de 2013, a UFTM assinou contrato de adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh – que passou a gerir o Hospital de Clínicas. Dentre os motivos que levaram a Universidade, Reitoria e gestores do HC a aderir à Empresa está o compromisso da Ebserh com a readequação da força de trabalho e a melhoria da qualidade da assistência prestada.

“A implantação veio no sentido de otimizar os serviços de saúde, de promover o aperfeiçoamento da gestão do HC, por meio de mecanismos legais modernos e ágeis, capazes de baixar custos, melhorar a qualidade dos serviços prestados e alcançar elevado padrão de excelência”, afirmaram em nota o reitor Virmondes Rodrigues Junior e o superintendente Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende, na ocasião da assinatura do contrato com a Ebserh.

O primeiro concurso público da Empresa para atuação no HC ofereceu, ainda em 2013, 702 vagas, distribuídas nas áreas médica, assistencial e administrativa, em todos os casos, com formação de cadastro reserva. Já em 2014, novo concurso contemplou 22 novas vagas para médicos e uma vaga para tecnólogo em radiologia. Os novos concursados vêm sendo integrados em etapas mensais, desde março de 2014. Em maio de 2015 o número de ingressantes via Ebserh já chegava a 750.

 

Cursos que realizam estágio curricular obrigatório no HC

Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Fisioterapia; Medicina; Nutrição; Psicologia; Serviço Social; Terapia Ocupacional e cursos técnicos.

 

Áreas de residência médica oferecidas

Anestesiologia; Cardiologia; Cirurgia do Aparelho Digestivo; Cirurgia Geral; Cirurgia Plástica; Clínica Médica; Colo-proctologia; Endocrinologia; Hematologia; Infectologia; Medicina de Família e Comunidade; Neurologia, Obstetrícia e Ginecologia; Oftalmologia; Ortopedia e Traumatologia; Patologia; Pediatria; Radiologia; Reumatologia; Urologia; Terapia Intensiva Pediátrica; Medicina fetal; Endocrinologia pediátrica; Dermatologia.

 

Áreas de residencial multiprofissional oferecidas

Saúde da criança e do adolescente, Saúde do adulto, Saúde do idoso, Enfermagem em terapia intensiva infantil e neonatal, Enfermagem em urgência e emergência.

 

Programas de pós-graduação stricto sensu com atividades desenvolvidas no HC

Atenção à Saúde; Medicina Tropical e Infectologia; Patologia; Enfermagem; Ciências Biológicas; Educação Física, Inovação Tecnológica.

 

Localização