Hospital das Clínicas

Universidade Federal de Minas Gerais - HC-UFMG

Centro de Pesquisas Clínicas Centro de Pesquisas Clínicas

Centro de Pesquisas Clínicas

O Centro de Pesquisas Clínicas foi estabelecido a partir de uma seleção nacional em 2005 dos Ministérios da Saúde e o da Ciência e Tecnologia/FINEP, para sediar um dos Centros de Pesquisas Clínicas da Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC) em Hospitais de Ensino.

Inaugurado em 2007 está subordinado à Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HC e apresenta como objetivos desenvolver estudos clínicos incluindo os de bioequivalência, pautados na ética, autonomia e independência no atendimento prioritário às necessidades da saúde pública brasileira e no desenvolvimento e ensino em Pesquisa Clínica com excelência no HC-UFMG.

O CPC-HC faz parte da Rede Nacional de Pesquisa Clínica, vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, tendo sido seu Centro Coordenador de 2011 a 2014.

Sua estrutura física e equipe atendem as exigências regulatórias nacionais e internacionais para o desenvolvimento de estudos clínicos.

O Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (CPC-HC-UFMG), instalado no 2º andar, ala leste, do prédio principal do HC-UFMG e no Ambulatório Borges da Costa, foi inaugurado oficialmente no dia 13/07/2007 com objetivo de atuar em duas grandes áreas: desenvolvimento de estudos clínicos e realização de pesquisas de bioequivalência/biodisponibilidade, de forma independente e prioritária, para atender as necessidades da saúde pública brasileira e do Sistema Único de Saúde e também ser um espaço para que o HC/UFMG seja referenciado pela excelência em pesquisa, formação e ensino, integrando a Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC) desde a sua criação em 2005.

A equipe do CPC-HC-UFMG é composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, biomédica, economista e corpo técnico-administrativo, capacitada a realizar: negociações contratuais, coleta, processamento e envio de amostras biológicas, recepção, controle e dispensação de medicamentos, coordenação de estudos (acompanhamento das visitas, conferência de documento fonte e preenchimento de CRF, encaminhamentos de eventos adversos, acompanhamento de monitorias e auditorias).


Centro de Pesquisas Clínicas

Centro de Pesquisas Clínicas

RESOLUÇÃO 05/2015 DE 14/10/2015  -  Regulamentação para realização de pesquisas clínicas no âmbito do Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG)

Navegação Navegação