Hospital das Clínicas

Universidade Federal de Minas Gerais - HC-UFMG

Manual do Paciente Manual do Paciente

Manual do Paciente

Este conjunto de orientações tem como objetivo auxiliar o paciente e seus visitantes durante o período de internação e contribuir para que a estadia no hospital seja o mais tranquila possível. Caso você tenha alguma dúvida ou necessita de alguma informação, mande-nos um e-mail ou fale com a enfermeira do seu andar.

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais deseja-lhe pronta recuperação. Você terá à disposição o trabalho competente do nosso corpo médico e das equipes de enfermagem, administrativa e apoio, além dos recursos necessários para que o seu tratamento seja ministrado de maneira adequada.

O Hospital das Clinicas da UFMG é um hospital escola, responsável pela formação de muitos profissionais. Portanto, será frequente a visita de grupos de profissionais para examiná-lo.

Converse com eles e identifique qual será o responsável por você. Pergunte ao médico quando e em que lugar ele poderá ser localizado caso você precise de alguma informação. Esclareça todas as dúvidas, informe-se sobre o seu tratamento, quais exames você terá de fazer. No caso de cirurgias, informe-se sobre o que será feito. É seu direito esclarecer todas as suas dúvidas.

Nossa Missão: Desenvolver a assistência na área da saúde com eficiência, qualidade e segurança e, de forma indissociável e integrada, o ensino, a pesquisa e a extensão.

Nossos Valores: Ética; Respeito e transparência; Comprometimento com o ensino; Produção de conhecimento; Inovação; Profissionalismo; Humanização; Equidade; Responsabilidade patrimonial e socioambiental.

Importante

Conheça seus Direitos
O HC possui uma Carta de Direitos e Responsabilidades do Usuário,   que pode ser acessada em aqui ou retirada no Setor de Atendimento do hospital, andar térreo.

Ouvidoria
O Setor de Ouvidoria do HC-UFMG está disponível para receber reclamações, solicitações, sugestões, denúncias e elogios no 1º Andar - Sala 50, no telefone 3307.9364 ou no link 

A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HC está disponível para esclarecimentos no Andar Térreo, Ala Oeste, ou pelo telefone 3307-9495.

Doação de Sangue
O Setor de Captação de Sangue está disponível para esclarecimentos no 1º Andar - Sala 50 - Setor de Ouvidoria ou pelo telefone 3307.9364.

Refeições
O Hospital das Clínicas fornece cinco refeições diárias preparadas sob a orientação de nutricionistas e fornecidas de acordo com a prescrição médica adequada ao seu tratamento. Os acompanhantes de pacientes tem direito a três refeições e devem se informar como proceder para recebê-las.

Objetos Pessoais
Traga apenas objetos essenciais, como os de higiene pessoal – pasta e escova de dentes, roupa íntima, sabonete, pente. Malas e bolsas grandes não serão permitidas, pois não há guarda-volumes. O hospital não se responsabiliza pela guarda, por danos e/ou desaparecimento de objetos pessoais.

Acompanhantes
Crianças, adolescentes, mulheres em trabalho de parto, maiores de 60 anos e portadores de necessidades especiais têm direito a acompanhante. Caso esteja acompanhando um paciente nessas condições, procure a enfermeira ou assistente social do andar para se informar como você deve proceder nesses casos.
- Tenha sempre em mão a sua documentação pessoal, contendo foto e autorização de acompanhante.
- O HC não fornece medicamentos e assistência de enfermagem aos acompanhantes e visitantes, salvo em casos de urgência.

Infecção Hospitalar
Para prevenir e controlar a infecção no ambiente hospitalar é necessária a colaboração dos pacientes,  seus familiares, seus visitantes e seus cuidadores.

- Higienize as mãos antes e depois de tocar no paciente.
- Fique atento às orientações indicadas no leito de pacientes isolados. Na dúvida procure o médico ou a equipe de enfermagem do setor.
- Mantenha o ambiente limpo.
- Não deite ou assente no leito do paciente.
- Não guarde alimentos nas enfermarias.
- Não toque em outros pacientes.
- Não toque em aparelhos e/ou materiais que estejam ligados ao paciente.
- Não traga nenhum tipo de planta (flores) ou alimento para o hospital.

 

Acesse o Manual aqui