Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta para doenças cardiovasculares

Conscientização

Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta para doenças cardiovasculares

Especialistas distribuem material educativo e convidam a comunidade para aulão de ginástica

Amanhã (29), a partir de 9h, a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) e o Programa de Controle do Tabagismo do Hospital das Clínicas da UFMG realizam aulão de ginástica para marcar o ‘Dia Nacional de Combate do Fumo’, celebrado na mesma data. Alunos da Academia da Cidade Centro Sul e do Laboratório do Movimento ministram a aula, enquanto especialistas distribuem material educativo e tiram dúvidas da população sobre o tema.

De acordo com a pneumologista e presidente da Comissão de Controle do Tabagismo, Alcoolismo e Uso de Outras Drogas (Contad AMMG), Maria das Graças Rodrigues, este ano o tema escolhido é ‘Tabagismo e Doenças Cardiovasculares’, o mesmo do ‘Dia Mundial Sem Tabaco’ (31 de maio). “A escolha se deve em função da grande importância do tabagismo na gênese das doenças cardiovasculares que, segundo a Organização Mundial de Saúde, são as principais causas de morte no mundo. O tabagismo ativo e passivo contribuem para aproximadamente 12% destas mortes. Entre as doenças cardiovasculares, o uso do tabaco é a segunda principal causa, superado apenas pela hipertensão arterial”, explica Rodrigues.

A pneumologista conta que o ‘Dia Nacional de Combate ao Fumo’ foi criado em 1986, por meio da Lei Federal nº 7488, sendo comemorado anualmente no dia 29 de agosto. A data tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população sobre os danos sanitários, sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo uso do tabaco. “O aulão é uma iniciativa simples, mas que serve de alerta para a necessidade dos hábitos de vida saudável, entre eles não fumar. Esperamos toda a comunidade para o evento.”

As atividades são abertas ao público e não é necessário fazer inscrição.

O que diz a Organização Mundial de Saúde

• No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis por quase 30% de todos óbitos registrados no país anualmente, ocorrendo, em muitos casos, em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 64 anos);

• Os não fumantes, que respiram a fumaça do tabaco, têm risco aumentado de desenvolver doenças cardíacas em 25 a 30%;

• Para aqueles que param de fumar, após um ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.

Sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nos 40 hospitais que integram a rede. Além disso, atua em conjunto com as universidades federais para a gestão de seus respectivos hospitais.