Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Hospital das Clínicas terá maratona focada no desenvolvimento de soluções para filas de espera

Hackathon

Hospital das Clínicas terá maratona focada no desenvolvimento de soluções para filas de espera

Batizado de Hackaline, a ideia é propor soluções para as filas de espera e agenda dos ambulatórios do hospital

O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh será palco, no próximo sábado (17) e domingo (18), do seu primeiro hackathon, um tipo de maratona tecnológica focada no desenvolvimento de soluções que possam impactar positivamente as organizações. Batizado de Hackaline, a ideia é propor soluções para as filas de espera e agenda dos ambulatórios do hospital. A iniciativa integra a programação da 1ª Semana de Inovação em Saúde, evento gratuito e aberto ao público, promovido pela Faculdade de Medicina até 21 de agosto, que permitirá a troca de conhecimentos e experiências entre estudantes e profissionais junto às empresas de tecnologia, como startups que trabalham com prontuários e plataformas de ensino médico.

No hospital, o hackathon acontecerá em grupos de cinco pessoas, que ficarão imersos no Centro Apoio Didático, das 7h30 de sábado às 10h de domingo, para discutirem uma solução definitiva e inovadora para a questão das filas de espera. Mais de 300 pessoas se inscreveram para a maratona, que selecionou 50 participantes, entre médicos, profissionais assistenciais, estudantes, profissionais de áreas administrativas e de tecnologia.

O Hackline terá início com uma mesa-redonda para exposição do problema das filas de espera e agenda dos ambulatórios do Hospital das Clínicas. Ao longo do dia, os participantes irão pensar e propor soluções para o problema. “A ideia é tentar ver o problema de outra maneira. Hoje, as empresas estão utilizando muito o hackathon, porque é uma forma barata de resolver questões e é uma maneira organizada de colocar várias pessoas pensando em conjunto. Queremos pensar na logística do paciente e gerar melhorias”, afirmou o médico e mestrando do Departamento de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da UFMG, Yuri Machado, à frente do evento. Haverá premiação em dinheiro para a ideia mais inovadora.

A 1ª Semana de Inovação em Saúde, que acontecerá na Faculdade de Medicina, tem programação ampla com inscrições abertas neste link. Haverá emissão de certificado para participações com mais de 70% de comparecimento. Confira a programação completa. 

Redação: Luna Normand (Jornalista - HC-UFMG)