Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Hospital das Clínicas inaugura nova Unidade de Internação

Reforma

Hospital das Clínicas inaugura nova Unidade de Internação

Doação do empresário Rubens Menin possibilitou a reforma do espaço

O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh inaugurou, nesta terça-feira (4), em uma solenidade restrita, por conta da pandemia, a nova Unidade de Internação do 8º Norte. Mais moderno e compatível com os recursos tecnológicos e protocolos mais atuais para o cuidado do paciente, o espaço passou por reforma e recebeu uma nova estrutura graças à doação do empresário Rubens Menin, co-fundador e CEO da construtora MRV.

Foram investidos cerca de R$1,3 milhão na demolição de paredes, troca de pisos, construção de novas salas de atendimento e de blocos cirúrgicos, pintura, além da modernização das instalações elétricas, hidrossanitárias e tubulações. Tudo isso possibilitou a abertura de 24 novos leitos de internação, proporcionando melhoria nas condições de cuidado e segurança para o paciente.

“O ano de 2020 tem sido muito difícil, mas nós esperamos, muito em breve, preencher esse novo espaço com os nossos pacientes, profissionais, alunos e residentes. Temos 11 cursos de saúde na UFMG e grande parte dos alunos desses cursos passam pelo HC, onde o ensino é fundamentalmente prático. É uma formação que se baseia no exemplo, por isso a gente busca a excelência baseada nas melhores práticas”, lembrou a superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, professora Andrea Maria Silveira, que ressaltou o compromisso do empresário com o ensino. “O exemplo que o senhor deixa para a sociedade com essa obra é potente e vigoroso”, afirmou.

Rubens Menin é ex-aluno da UFMG, onde se graduou em Engenharia Civil. “Tenho um vínculo com a UFMG, onde me formei, assim como meus filhos e meus pais. É muito gratificante poder estar aqui e poder ajudar, de alguma forma, a melhorar a sociedade e, de certa forma, devolver a ela o que ela me proporcionou através da UFMG”, afirmou.

Reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart Almeida destacou, em seu discurso, o vínculo de Menin com a instituição e o impacto da sua iniciativa. “É um projeto que irá possibilitar mais conforto para quem procura o HC e o SUS, e que demonstra não só a solidariedade e generosidade do Sr. Rubens Menin, mas o seu vínculo com a UFMG. Uma vez UFMG, sempre UFMG”, disse ela.  

O presidente da Rede Ebserh, General Oswaldo de Jesus Ferreira, veio de Brasília para participar da solenidade. “Somos uma rede de hospitais-escola e precisamos oferecer uma excelente estrutura para entregar para o mercado de trabalho profissionais capacitados que multiplicam o saber, levando para todo o país o que aprenderam em nossos hospitais universitários”, afirmou.

Os gestores destacaram ainda a atuação das universidades não só na formação de profissionais, mas também na assistência à saúde, principalmente neste momento de pandemia. Eles reconheceram e agradeceram o incansável trabalho dos profissionais do HC no enfrentamento do novo coronavírus.  

 Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.