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SEI - Sistema Eletrônico de Informações SEI - Sistema Eletrônico de Informações

SEI - Sistema Eletrônico de Informações

Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. A solução é cedida gratuitamente para instituições públicas e permite transferir a gestão de documentos e de processos eletrônicos administrativos para um mesmo ambiente virtual.


Por que e como utilizar o SEI

Por que e como utilizar o SEI

O SEI foi escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos. Coordenado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), o PEN proporciona a integração de diferentes esforços que já estavam em curso no âmbito do governo federal e objetiva a melhoria no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do público usuário e redução de custos. 

FonteMinistério do Planejamento - Processo Eletrônico Nacional (PEN)

 

Quais as vantagens do SEI para a Administração Pública?

Devido às características inovadoras do SEI e do sucesso da prática de cessão da ferramenta sem ônus para outras instituições, o SEI transcendeu a classificação de sistema eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região, para galgar a posição de projeto estratégico para toda a administração pública, amparando-se em premissas altamente relevantes e atuais, tais como: a inovação, a economia do dinheiro público, a transparência administrativa, o compartilhamento do conhecimento produzido e a sustentabilidade.

FonteMinistério do Planejamento - Processo Eletrônico Nacional (PEN)

 

Principais características e facilidades do SEI:

  • Portabilidade: 100% Web e pode ser acessado por meio dos principais navegadores do mercado: Internet Explorer, Firefox e Google Chrome;
  • Acesso Remoto: em razão da portabilidade já mencionada, pode ser acessado remotamente por diversos tipos de equipamentos, como microcomputadores, notebooks, tablets e smartphones de vários sistemas operacionais (Windows, Linux, IOS da Apple e Android do Google). Isto possibilita que os usuários trabalhem a distância;
  • Acesso de usuários externos: gerencia o acesso de usuários externos aos expedientes administrativos que lhes digam respeito, permitindo que tomem conhecimento do teor do processo e, por exemplo, assinem remotamente contratos e outros tipos de documentos;
  • Controle de nível de acesso: gerencia a criação e o trâmite de processos e documentos restritos e sigilosos, conferindo o acesso somente às unidades envolvidas ou a usuários específicos;
  • Tramitação em múltiplas unidades: incorpora novo conceito de processo eletrônico, que rompe com a tradicional tramitação linear, inerente à limitação física do papel. Deste modo, várias unidades podem ser demandadas simultaneamente a tomar providências e manifestar-se no mesmo expediente administrativo, sempre que os atos sejam autônomos entre si;
  • Funcionalidades específicas: controle de prazos, ouvidoria, estatísticas da unidade, tempo do processo, base de conhecimento, pesquisa em todo teor, acompanhamento especial, inspeção administrativa, modelos de documentos, textos padrão, sobrestamento de processos, assinatura em bloco, organização de processos em bloco, acesso externo, entre outros;
  • Sistema intuitivo: estruturado com boa navegabilidade e usabilidade.

FonteMinistério do Planejamento - Processo Eletrônico Nacional (PEN)

 

O SEI! na Ebserh

Com a recomposição do Comitê Gestor do Processo Eletrônico (CGPE) no âmbito da Ebserh, por meio da Portaria nº 145, de 16 de junho de 2017, a Ebserh deu definitivamente o primeiro passo rumo à utilização do SEI!, com a ambiciosa meta de implantar o Sistema na sede da empresa em apenas 3 (três) meses.

Um outro passo importante foi dado no dia 20 de julho de 2017, quando a Ebserh assinou um Termo de Cooperação Técnica com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) para a implantação do SEI! na empresa.

Anualmente, a economia financeira esperada com a utilização do SEI! é de aproximadamente R$ 1 milhão anuais, com a redução da utilização de papel e serviços de Correios, dentre outros. Além disso, espera-se que o tempo estimado para tramitação de um processo dentro da Ebserh, quando o SEI! for integralmente implantado em toda a rede, seja reduzido em até 90% em relação aos prazos atualmente praticados.