Hospital de Clínicas

da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Comissão de Assistência Religiosa e Espiritual Comissão de Assistência Religiosa e Espiritual

Grupo de Trabalho em Humanização - Comissão de Assistência Religiosa e Espiritual

Missão

A Comissão de Assistência Religiosa e Espiritual - Care - tem como missão proporcionar assistência religiosa e espiritual aos pacientes, acompanhantes, docentes, discentes, funcionários da UFTM e a comunidade geral, segundo as suas necessidades e respeitando as suas crenças e tradições.

 

Valores

Além do que é eticamente específico dos profissionais de saúde, os assistentes espirituais e religiosos, observam os seguintes valores:

• Respeito pela integridade filosófica, espiritual e religiosa da pessoa;

• Respeito pelas crenças, valores e tradições de cada um;

• Ausência de preconceito religioso;

• Recusa em pressionar ou impor assistência contra a vontade ou convicções da pessoa (recusa de proselitismo);

• O dever de solidariedade com a instituição, seus órgãos de gestão e profissionais.

 

Objetivos

• Prestar assistência religiosa e espiritual aos pacientes, familiares, docentes e discentes e servidores que a solicitarem, respeitando a sua vontade e convicções;

• Oferecer os benefícios da prática religiosa-espiritual, como bem-estar psicológico (satisfação com a vida, afeto positivo e moral elevado) e menos depressão, ideação e comportamentos suicidas e abuso de drogas e álcool;

• Regulamentar e definir os horários de visitas religiosas-espirituais de acordo com normas do Hospital de Clínicas da UFTM;

• Participar e colaborar no debate ético, bem como nas comissões ou grupos de trabalho para que for designado;

• Estabelecer bons níveis de colaboração e comunicação com os diversos serviços do âmbito Hospitalar e, particularmente, com as equipes clínicas;

• Promover, colaborar ou organizar palestras, cursos e ações culturais com temáticas relativas à intervenção do Care;

• Promover pesquisas visando evidenciar os benefícios da religiosidade/espiritualidade na melhoria da saúde;

• Estabelecer parcerias de natureza cultural e/ou de solidariedade com a comunidade;

• Desenvolver atividades de voluntariado.

 

 

Breve Histórico

Com a aprovação pela Superintendência do Hospital de Clínicas e Pró-Reitoria de Extensão o “Projeto de Práticas Espirituais no Hospital de Clínicas/UFTM” iniciou suas atividades em janeiro de 2012 com a parceria do Centro Cultural. As atividades religiosas/espirituais foram inauguradas na sala de Humanização no 3.º andar pelo grupo de designação Espírita executando as terapias espíritas complementares: leitura do Evangelho, aplicações de Passe Espírita e administração de água fluídica ou magnetizada e pela designação Católica com o grupo de orações e a inclusão da missa que já era realizada semanalmente. Após quatro meses iniciaram as reuniões do grupo da designação Evangélica com a leitura da Bíblia e orações. 

Posteriormente, houve a transferência das atividades religiosas para a Capela Ecumênica, em julho de 2012, devido reforma na sala de Humanização. Em agosto de 2014 foi aprovada a Comissão de Assistência Religiosa e Espiritual - Care - com a participação das designações Católica, Espírita e Evangélica e com a inclusão de parcerias. Após a criação da Care, o projeto de extensão Práticas Espirituais se desvincula da parceria com o Centro Cultural.

Este serviço se baseia nos direitos e garantias individuais e coletivos que são fixados na Constituição Federal de 1988, artigo 5.º, inciso VII, que assegura a prestação da assistência religiosa nas entidades hospitalares. A Lei Federal n.º 9.982, de 14 de julho de 2000, que dispõe sobre a prestação de assistência religiosa nas entidades hospitalares públicas e privadas, assegurando aos religiosos de todas as confissões, o acesso aos hospitais, desde que sejam respeitadas a vontade dos pacientes e/ou familiares e as normas de cada instituição.

Entretanto, faz-se necessário a promoção de uma assistência religiosa em consonância com os princípios éticos, humanitários e sociais que possam garantir dignidade com confidencialidade, privacidade e autonomia ao paciente, familiares e servidores. É necessário o entrosamento dos religiosos entre si e destes com os diferentes setores operacionais e administrativos da Instituição Hospitalar, para assuntos administrativos e disciplinares, sem prejuízo da liberdade de crença.

Dentre as atividades desenvolvidas destacam-se a assistência religiosa/espiritual no leito a pedido dos pacientes e familiares e a promoção de pesquisas visando evidenciar os benefícios da terapia religiosa e espiritual na melhoria da saúde.

Os profissionais que iniciaram as atividades permanecem atualmente no Projeto de Prática Religiosa e Espiritual e na Care: Hélia Morais de Assis (Coordenadora da Designação Católica), Élida Mara Carneiro da Silva (Coordenadora e Capelã Cristã da Designação Espírita) e Silvana Assis Machado Pedrosa (Coordenadora e Capelã Cristã da Designação Evangélica).

 

Relatório de pessoas beneficiadas no HC/UFTM

O número de pessoas beneficiadas no período de janeiro de 2012 à dezembro de 2014 foi de 52.412, sendo 11.830 em 2012, 14.452 em 2013 e 26.130em 2014. Podemos inferir que houve um aumento crescente da população atendida demonstrando a necessidade do trabalho e a adesão às atividades realizadas. 

 

Localização da Care

Capela Ecumênica no 3.º andar do HC-UFTM

 

Horários e Cronograma das Assistências Religiosas e Espirituais

Grupos Católico Evangélico Espírita Deeksha Visita religiosa
Segunda-feira     11h–12h30 19h-20h 15h–16h
Terça-feira     17h30-19h   15h–16h
Quarta-feira         15h–16h
Quinta-feira         15h–16h
Sexta-feira   14h-15h     15h–16h
Sábado 15h–16h       15h–16h
Domingo   15h-16h     15h–16h

 

Contatos

Hélia Morais de Assis                   (34) 3318-5318                            (Designação Católica)                 

Élida Mara Carneiro da Silva        (34) 3318-7140  ou  9144-4401   (Designação Espírita) 

Silvana Assis Machado Pedrosa  (34) 3318-5517                            (Designação Evangélica)

 

 

“Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo (Gandhi)”