Hospital de Clínicas

da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Serviço de Educação na Enfermagem Serviço de Educação na Enfermagem

Apresentação Apresentação

Serviço de Educação na Enfermagem - Apresentação

Horário de funcionamento
 
Segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h30
Atividades no período noturno são realizadas conforme a necessidade do cronograma de educação em serviço
 
Contato
 
Av. Getúlio Guaritá n.°130, Bairro Abadia,  2.° andar, sala 7 
(34) 3318-5252
see.hcuftm@gmail.com
 
Histórico
 
O Serviço de Educação em Enfermagem é uma unidade de educação permanente vinculada à Divisão de Enfermagem do Hospital de Clínicas da UFTM.  Este serviço foi criado em 1992 e surgiu da necessidade de atender às exigências legais do Coren-MG e de promover um sistema de atualização científica da equipe de enfermagem e de acolhimento dos profissionais recém-admitidos do Hospital Escola, da então Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. 
 
A supervisão deste serviço, entre os anos de 1992 a 2003, foi realizada pela enfermeira Adriana Maria Aleixo, e de 2003 a 2005, pela enfermeira Adriana Carvalho. Outros profissionais que contribuíram com dedicação e ponderações valiosas, durante mais de 10 anos, foram as enfermeiras Maria Marta Pereira Silva e Elizabeth Moreira Lopes. 
 
Dentre as atividades desenvolvidas destacam-se a publicação Manual de Procedimentos de Enfermagem, em 1998, a realização de Semanas Científicas de Enfermagem e de inúmeros cursos de educação em serviço, além da participação efetiva nas decisões da Diretoria de Enfermagem.
 
Atualidade
 
Na atual gestão, desde 2005, sob coordenação da enfermeira Thaís Santos Guerra Stacciarini, as atribuições do SEE foram ampliadas. Hoje, integra a articulação de três áreas de competência que delimitam o escopo de trabalho da atuação profissional: educação em saúde, pesquisa e extensão, e gestão assistencial. As características e princípios do SEE voltados à capacitação profissional têm posição estratégia para ser também um instrumento gerencial para alcançar a qualidade e a segurança da assistência, isso porque sua rotina de trabalho facilita a integração natural entre ensino, gestão e práticas de atenção.
 
 
 
 
 
Missão
 
Capacitar o profissional de enfermagem para o perfil de competência nas esferas bio-psíquico-sócio-espiritual, buscando a qualidade e a segurança na assistência ao cliente, família e sociedade.
 
Visão
 
Ser referência como um serviço de capacitação e de gestão em educação em saúde.
 
Atividades desenvolvidas
  • Regimento do serviço de educação em enfermagem, dividido em dez capítulos;
  • Elaboração, atualização, validação e organização de rotinas operacionais padrão de enfermagem; 
  • Elaboração de protocolos institucionais:
  • Elaboração de instrumentos de plano de intervenções em enfermagem;
  • Elaboração de folders ilustrativos de cuidados domiciliares pós-alta; 
  • Elaboração e aplicação de processos seletivos e concursos para contratação de enfermeiros e de técnicos em enfermagem, sendo referência municipal e regional; 
  • Programa de integração de novos funcionários da equipe de enfermagem vinculados a Ebserh;
  • Controle e fiscalização da educação permanente in loco realizada nas unidades de internação pelos enfermeiros assistenciais às suas equipes;
  • Elaboração da ficha de sinais vitais do HC com enfoque no 5.° sinal vital e da ficha de avaliação e evolução de feridas da Instituição;
  • Elaboração dos formulários de coleta dos indicadores de queda, úlcera por pressão e de dimensionamento de pessoal;
  • Elaboração do formulário “Investigação de Enfermagem em 24 horas” para a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem;
  • Elaboração, participação e orientação em projetos de extensão e pesquisa;
  • Criação e coordenação do grupo de pesquisa Educação Permanente e Enfermagem Baseada em Evidências – Epebe;
  • Elaboração de um guia resumido, ilustrativo e explicativo de alguns principais procedimentos, resultados laboratoriais, exame físico, incompatibilidade entre medicamentos, entre outros, denominado “guia de bolso”;
  • Elaboração do livro “Procedimentos Operacionais Padrão em Enfermagem (POP)”;
  • Participação em Comissões Institucionais;
  • Elaboração do Manual do Processo de Enfermagem – Exame Físico. (em processo de implantação);
  • Educação a Distância – EAD (em processo de implantação).

 

Foto: Coren MG

Em maio de 2016, as enfermeiras Thaís Santos Guerra Stacciarini, coordenadora do Serviço de Educação na Enfermagem HC-UFTM, e Marina Hygina Ribeiro Cunha, aposentada, foram homenageadas pelo Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais - Coren MG -, pela relevante contribuição para a profissão.

O evento, que premiou talentos da Enfermagem no estado, aconteceu na sede do Conselho, em Belo Horizonte. Na foto, Marcos Rúbio, presidente do Coren MG, entrega o "Troféu Destaque da Enfermagem" a Thaís Santos Guerra Stacciarini.

Fotos: João Pedro Vicente/HC-UFTM

Programa de Integração dos Novos Funcionários da Ebserh, 25 horas, com temas relacionados a padronizações, rotinas e serviços do HC-UFTM, oferecidos pelo SEE de 5 a 9 de dezembro de 2016. Participaram  25 técnicos de enfermagem e um enfermeiro.