Hospital das Clínicas

Universidade Federal de Minas Gerais - HC-UFMG

Ensino Ensino

Ensino - Apresentação

Criado em 1928 como hospital de ensino o HC desempenha papel estratégico na formação de recursos humanos e de desenvolvimento e tecnologia para a saúde disponibilizando sua infraestrutura física e tecnológica para o treinamento prático de alunos da UFMG e outras Instituições de Ensino nas áreas de graduação, especialização, mestrado, doutorado e áreas técnicas. 

A oferta de cenários de treinamento e aprendizado pelo HC permite aos estudantes a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes importantes para ações de saúde modelares, alinhadas às diretrizes de humanização do cuidado, segurança do paciente, qualidade e excelência técnica.  Busca ainda a formação de profissionais de saúde críticos, reflexivos e voltados para a intervenção baseada nas melhores evidências.


Ensino

Ensino

Destinado aos alunos da UFMG de diversas áreas e bolsistas de Projetos e Programas da Universidade e/ ou de Instituições parceiras nacionais ou estrangeiras

Os estágios extracurriculares são oferecidos através de Projetos de Pesquisa e Projetos de Extensão assessorados por discentes da UFMG. Desde 1997 o HC oferece bolsas de estágios extracurriculares em seus projetos de extensão e desenvolvimento institucional para estudantes da UFMG de diversos cursos, em convênio com a Fundação Mendes Pimentel - FUMP.

Os estágios em programas e projetos de extensão e estágios não curriculares obedecem a Lei N˚ 11.788 de 25 de dezembro de 2008 que dispõe sobre estágios de estudantes e são aprovados pelo Centro de Extensão e Colegiado de Ensino Pesquisa e Extensão. Os estágios em projetos e programas de extensão ocorrem no âmbito das iniciativas de extensão aprovadas pelo Centro de Extensão (Cenex) e Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP).

Os estágios para alunos estrangeiros são recebidos de acordo entre o HC e as Instituições cooperadas (veja Cooperação Internacional).

Patrícia Geisel - Representante da Unidade Multiprofissional

Prof. Adriano Max Moreira – Representante da COREMULT

Profª Mônica Ribeiro Canhestro – Coordenadora do CENEX

Profª                                            – Representante da Divisão de Enfermagem

Profª Fabiana Maria Kakehasi –  Gerente de Ensino e Pesquisa

Profª Marilene Vale Monteiro- Coordenadora da COREME