Hospital das Clínicas

Universidade Federal de Minas Gerais - HC-UFMG

Residência Cirurgia Buco-maxilo-facial Residência Cirurgia Buco-maxilo-facial

Residência Cirurgia Buco-maxilo-facial

RESULTADO FINAL NOVO  - publicado em  16 de dezembro de 2019 -  às12h40

RESULTADO DA ETAPA CLASSIFICATÓRIA 

LOCAL DA PROVA - SEGUNDA ETAPA  

RESULTADO DA ETAPA ELIMNATÓRIA  

GABARITO  

EDITAL PUBLICADO! 

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais informa que está publicado o edital do processo seletivo para o preenchimento de  vagas no Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial em 2020

Confira 

 

Residência Cirurgia Buco-maxilo-facial

O Hospital das Clínicas da UFMG oferece um Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, aprovado pelo Conselho Diretor em 11 de abril de 2007 e autorizado pelo Conselho Federal de Odontologia, através do Processo CFO-13943/2007 (CRO-MG – 2649/2007). Essa modalidade de ensino de pós-graduação, caracterizada pelo treinamento em serviço, foi instituída pela Lei no 11.129, de 30 de junho de 2005 e pela Portaria Interministerial nº 2.117, de 03 de novembro de 2005 que define diretrizes e estratégias para a implementação da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde.

O Programa tem a duração de três anos, com uma carga horária semanal de 60 horas, totalizando cerca de 9.212 horas, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva.

Para ingressar no Programa é preciso que o candidato seja graduado em Odontologia e aprovado em processo seletivo promovido anualmente pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo da Residência em Cirugia e Traumatologia Buco-maxilo-facial do HC-UFMG. As informações relativas ao processo de seleção, número de vagas, matrícula e início do programa constam do Edital do Processo Seletivo.


Residencia-em-cirurgia-buco-maxilo-facial

Residencia-em-cirurgia-buco-maxilo-facial

Dentre as atividades práticas dos Profissionais da Saúde Residentes está prevista a execução de procedimentos como: cirurgia de dentes erupcionados e inclusos, cirurgia parendodôntica, cirurgia pré-protética, cirurgia dos tecidos moles da boca, cirurgia dos cistos e tumores benignos da boca e face, tratamento das infecções odontogênicas, cirurgias reconstrutivas dos maxilares e face, cirurgias da articulação temporomandibular, cirurgias em implantodontia, cirurgia para correção das deformidades dento-esqueléticas faciais, atendimento emergencial ao paciente traumatizado de face, cirurgia das fraturas do esqueleto facial, atendimento dos acidentes e complicações em cirurgia odontológica, dentre outros procedimentos.

As cirurgias ambulatoriais são realizadas pelos Profissionais da Saúde Residentes, considerando-se a complexidade do procedimento e a capacidade de cada profissional para executá-las. Os procedimentos cirúrgicos hospitalares, sob anestesia geral, são realizados exclusivamente pelo Profissional da Saúde Residente que esteja cumprindo o seu último ano no Programa (R3). Demais Residentes participarão como auxiliares nestas cirurgias.

As atividades teóricas como aulas expositivas, grupos de discussão e seminários são realizadas semanalmente com a participação dos Tutores, Preceptores, Professores Convidados e os Profissionais da Saúde Residentes. 

Remuneração: O Profissional da Saúde Residente receberá mensalmente, durante todo o Programa de Residência, uma bolsa trabalho, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde (Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde).

Moradia: A unidade residencial Maria Guimarães está localizada na Alameda Álvaro Celso, nº 250, bairro Sta. Efigênia. Telefone: (31) 3409-9597. Ela funciona como moradia de residentes que cumprem os Programas de Residência no HC/UFMG, estando pronta para atender às necessidades essenciais de seus hóspedes. A sua estrutura oferece condições satisfatórias de estudo, alimentação, descanso, segurança, limpeza e conservação dos quartos. Possui a capacidade de hospedar até 70 moradores e a admissão na unidade está condicionada à existência de vagas. A solicitação de vaga deverá ser realizada através de formulário próprio na Secretaria da COREMU.

Coordenador: Prof. Wagner Henriques de Castro

Tutores: 
Profa. Denise Vieira Travassos - Doutora em Deontologia e Odontologia Legal
Prof. Felipe Eduardo Baires Campos - Doutor em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial
Prof. Luiz César Alves da Fonseca - Cirurgião-dentista
Prof. Ricardo Santiago Gomez - Doutor em Patologia Bucal
Profa.Tarcília Aparecida da Silva - Doutora em Patologia Bucal
Prof. Wagner Henriques de Castro - Doutor em Patologia Odontológica e Mestre em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial

Preceptores:
Prof. Luiz Felipe Cardoso Lehman - Doutor em Estomatologia

Professores Convidados do Programa: 
Profa. Graziela Chequer – Doutora em Clínica Médica
Prof. Paulo Roberto da Costa – Doutor em Patologia
Prof. Renato Santiago Gomez - Doutor em Farmacologia

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais informa que está em fase de elaboração o edital do processo seletivo para o preenchimento de  vagas no Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial em 2020

Confira o edital

Requerimento de Inscrição

Formulário para solicitação de isenção de pagamento da inscrição

Instruções para solicitação de isenção de pagamento da inscrição

 

 

Resultado final 

Resultado da segunda etapa

Local da prova - segunda etapa 

Confira o gabarito da primeira etapa 

Local de realização da prova - 1ª etapa  

 

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais informa que foi publicado edital do processo seletivo para o preenchimento de  vagas no Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial em 2019. 

Resultado final  NOVO  -publicado em 17/11/2018 às 13h40

Resultado após recurso - NOVO -publicado em 17/11/2018 às 13h40

Resultado da segunda etapa -  publicado em 11/12/2018 às 15h12

Resultado da primeira etapa- publicado em 05/12/2018 às 16h04

Resultado da análise do recurso - publicado em 05/12/2018 - às 15h48

Local da prova - segunda etapa 

Confira o gabarito da primeira etapa  - publicado em 03/12/2018 às 15h02

Local de realização da prova - 1ª etapa  

Confira o edital

Resultado pedido de isenção de taxa

Requerimento de Inscrição

Formulário para solicitação de isenção de pagamento da inscrição

Instruções para solicitação de isenção de pagamento da inscrição

2018

PUBLICADO O RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO-MAXILO-FACIAL - 2018

Acesse a lista aqui    - Publicado às 16h30 do dia 15 de dezembro de 2017

 

RESULTADO DA SEGUNDA ETAPA - CLASSIFICATÓRIA  -  Publicado às 9h07min do dia 13.12.2017

RESULTADO DEFINITIVO DA PRIMEIRA ETAPA

Acesse

Local das provas - segunda etapa (classificatória):  Auditório do CAD - Av. prof. Alfredo Balena, 110, 1º andar (mesmo local de realização da prova da primeira etapa

Documentos: Conforme o edital a Comissão do Processo Setivo informa que os documentos do curriculum vitae não precisarão ser entregues autenticados. A autenticação dos documentos será feita quando for necessário.

 

 

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais foi publicado edital do processo seletivo para o preenchimento de 02 (duas) vagas no Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial em 2018. 

Publicado resultado da primeira etapa (fase eliminatória). Confira  (Publicado em 04/12/2017 às 15h15)

Confira o gabarito

 

Divulgado local de realização da prova. 

Acesse o EDITAL aqui

ERRATA    .................................................................... Publicada em 11/10/2017

 

 

ACESSE O FORMULÁRIO:

Requerimento de inscrição