Notícias Notícias

Voltar

Médicos do HC-UFPE participam da elaboração de e-books sobre a covid e seus impactos

CONHECIMENTO

Médicos do HC-UFPE participam da elaboração de e-books sobre a covid e seus impactos

Confira as duas publicações, que foram coordenadas pela chefe do Serviço de Medicina Nuclear do HC

Médicos do Hospital das Clínicas da UFPE  participaram da elaboração de dois e-books que abordam a covid-19 e seus impactos no organismo: “Covid-19 e coração: manual prático de condutas” e “Covid 19, imunidade, endotélio e coagulação: compreenda a interação” . O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e tem tratado pacientes com a doença.

A chefe do Serviço de Medicina Nuclear do HC-UFPE, Simone Brandão, participou e coordenou a elaboração das duas publicações. Na primeira, sobre os impactos da doença no coração, escreveu ao lado dos cardiologistas Andresson Andrade e Audes Feitosa, material publicado em abril. O segundo e-book foi elaborado, ao lado do supervisor da Residência Médica de Alergia e Imunologia do HC, Emanuel Sarinho; da professora da UFPE, Emmanuelle Godoi; da estudante de Medicina da UFPE, Júlia Ramos; e da hematologista Leila Melo, sendo publicado em meados de maio. 

“Num cenário de muitas informações não confiáveis vindas de pessoas sem a formação adequada, sentimos a necessidade de pesquisar sobre o tema e elaborar um material em linguagem acessível e de forma didática para auxiliar os médicos, residentes e estudantes sobre esses temas. O e-book sobre a covid e o coração tem um caráter de manual prático de condutas, como o acompanhamento dos casos, exames de monitoramento, medicações, etc; enquanto o segundo (sobre imunidade e coagulação) tem a junção de teoria e prática”, explica Simone Brandão, que também é professora da UFPE.

“Covid 19, imunidade, endotélio e coagulação: compreenda a interação” aborda a fisiopatologia da doença, grupos de maior risco e propostas de tratamento no combate a hipercoagulabilidade e hiperinflamação. Nele, outro profissional do HC e também professor da UFPE, Emanuel Sarinho abordou a questão imunológica impactada pelo novo coronavírus. “Esse e-book trata de aspectos do sistema imune que podem interferir na fisiopatologia  e na apresentação clínica da covid grave”, explica.

Texto: Moisés de Holanda