Notícias Notícias

Voltar

HC participa do Dia de Luta contra a Aids

PREVENÇÃO

HC participa do Dia de Luta contra a Aids

Houve panfletagem, distribuição de preservativos, exibição de vídeo, peça teatral e orientações sobre a doença

Quais as formas de contágio da Aids? Qual a importância do uso do preservativo durante as relações sexuais? Estas e outras dúvidas foram esclarecidas, ontem (1º), durante a campanha do Dia Mundial de Luta contra Aids, realizada no Hospital das Clínicas da UFPE. A informação foi a peça-chave para tentar diminuir o preconceito que cerca essa infecção. Houve panfletagem, distribuição de preservativos, exibição de vídeo, peça teatral e orientações sobre a doença.

De acordo com a psicóloga do HC, Célia Regina Medeiros, a campanha teve a função de desmistificar a imagem criada em torno da doença. “Muitos ainda acreditam que a Aids tem cara, que existem determinados grupos alvo. No entanto, a doença tem a ver com atitude. Qualquer pessoa pode ser contaminada pelo vírus”, comentou.
A ação buscou reforçar a importância do uso da camisinha durante as relações sexuais como forma de prevenção; esclarecer as formas de contágio; combater o preconceito e ressaltar que a Aids pode afetar homens e mulheres, independente da classe social.     

Aids – Em português, Aids quer dizer Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.   É causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico, tornando o organismo frágil e incapaz de reagir às doenças. Desde 1987, é comemorado, em primeiro de dezembro, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data serve para reforçar solidariedade, compaixão e compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV. Também serve para conscientizar a população sobre as formas de contágio e diminuir os preconceitos e mitos que envolvem a doença.