Notícias Notícias

Voltar

UFPE apresenta projetos estruturantes em saúde integral ao Ministério da Saúde

inovação

UFPE apresenta projetos estruturantes em saúde integral ao Ministério da Saúde

Apresentação envolveu iniciativas no HC, Nupit SG e Lika

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apresentou, em reunião realizada na manhã dessa terça-feira (17), uma série de projetos estruturantes em saúde integral à representante do Ministério da Saúde em Pernambuco, Ana Paula Amorim. A proposta é que a Universidade possa atuar tanto em medicina preventiva como em medicina de precisão, de maneira integrada com a pesquisa e a inovação, atraindo parceiros internacionais e promovendo o conhecimento sobre a saúde da população brasileira. “Não é possível pensar a ciência e a inovação, bem como a saúde e outras áreas, dissociado do que está sendo realizado no mundo”, afirmou o reitor Alfredo Gomes. “Além disso, nós, como UFPE, podemos agregar as demais universidades e institutos federais pernambucanos e constituir uma rede local”, completou. O superintendente do Hospital das Clínicas da UFPE, Luiz Alberto Mattos, e a gerente de Ensino e Pesquisa do HC-UFPE, Claudia Marques, participaram do encontro, apresentando projetos do hospital universitário.

“A vocação do Hospital das Clínicas enquanto hospital universitário é produzir conhecimento e  atuar na formação de profissionais, prestando assistência à saúde dos pacientes de maneira integral e, com isso, elaboramos projetos que sejam estruturais tanto para o  hospital quanto para a universidade, promovendo uma integração interna, com todo o campus, e externa, com parceiros nas diversas esferas da sociedade”, afirmou o superintendente do HC-UFPE, Luiz Alberto Mattos.

Os projetos apresentados envolvem o HC, com a criação de um biobanco para a coleta e estocagem de diferentes tipos de materiais biológicos, de modo a permitir conhecer o perfil molecular da população pernambucana e levar ao desenvolvimento de vacinas, por exemplo, e da implantação de um projeto de radioterapia; e a inovação terapêutica e o desenvolvimento de fármacos a partir do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica (Nupit SG). A atuação se daria ainda por meio de laboratórios de calibração e controle de qualidade de equipamentos de radiologia, com a atuação do Departamento de Energia Nuclear; e da identificação de agentes infecciosos e biomarcadores pelo Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika-UFPE). O objetivo é promover a formação de recursos humanos e a assistência integral à saúde por meio de um ciclo formado por quatro eixos: prevenção, diagnóstico, tratamento e qualidade de vida.

“Eu achei os projetos excelentes. Acredito que o ministro Eduardo Pazuello e os secretários irão apoiar Pernambuco nessas iniciativas, pois são um negócio de muita competência. O Ministério da Saúde está aberto a parcerias e creio que o ministro irá gostar muito da proposta apresentada pela Universidade Federal de Pernambuco”, avaliou Ana Paula Amorim, superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco.

Além do reitor Alfredo Gomes,  do vice-reitor Moacyr Araújo, do superintendente do HC, Luiz Alberto Mattos e da gerente de Ensino e Pesquisa, Claudia Marques, a reunião, realizada no Gabinete do Reitor, no prédio da Reitoria, contou ainda com a participação do pró-reitor de Pesquisa e Inovação Pedro Carelli, da secretária-executiva da Fade e líder do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica (Nupit) Maira Pitta. A reunião teve ainda a presença do diretor do Lika, José Luiz de Lima e do assessor do reitor, Breno Caldas

Fonte: Ascom UFPE e HC-UFPE