Notícias Notícias

Voltar

HC comemora o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão

20 de novembro

HC comemora o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão

Equipe da Comissão de Cuidados com a Pele e Tratamento de Lesões promoveu dinâmicas na portaria 1 e em enfermarias da unidade

O Hospital das Clínicas da UFPE, por meio da sua Comissão de Cuidados com a Pele e Tratamento de Lesões (Compele), promoveu uma série de ações para marcar o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão, celebrado em 20 de novembro. As atividades iniciaram, ontem (19), com o I Simpósio de Prevenção de Lesão por Pressão, realizado de maneira virtual e que contou com mais de 200 inscritos. Hoje (20), das 6h30 às 8h, o grupo promoveu dinâmicas e distribuiu materiais informativos, na portaria 1 do hospital-escola. Na sequência, a equipe visitou as enfermarias para dar orientações, fazer jogos interativos, reforçando a importância da data. Para evitar e saber mais sobre essa lesão por pressão, acesse aqui.

“O objetivo da ação foi sensibilizar os pacientes, familiares, profissionais de saúde e gestores sobre a importância da prevenção desse evento adverso”, afirma a enfermeira e presidente da Compele HC-UFPE, Lucicláudia Menacho. A vice-presidente da Compele HC-UFPE e enfermeira, Rafaella Gomes, acrescenta que as pessoas aprenderam sobre lesão por pressão de maneira divertida na manhã de hoje.   

A lesão por pressão é um dano na pele causado pela pressão exercida em regiões com protuberâncias ósseas ou áreas com dispositivos médicos, por um tempo prolongado o que impede a circulação sanguínea e causa a destruição do tecido. Acomete principalmente pessoas acamadas, cadeirantes ou aquelas com restrições ou impossibilitadas de mudar de posição.

A redução desse evento adverso é uma das seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde.

O HC-UFPE é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. 

Imagens: