Hospital de Clínicas

da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Estrutura do SGPTI Estrutura do SGPTI

Estruturasgpti

O SGPTI tem a Estrutura Organizacional representada pelo Organograma Funcional com cada área de atuação e suas respectivas divisões.

 

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Principais atividades e funções de cada área de atuação:
 
Hardware
  • Análise de propostas de ativos de TI nos processos licitatórios;
  • Manutenção de primeiro nível em hardware (equipamentos) ligados diretamente ao HC;
  • Gestão de ativos de TI próprios junto ao Serviço de Patrimônio;
  • Administração, coordenação e orientaçãode estagiários.

 

 
Redes
  • Definição da Rede de dados (física e lógica) e infraestrutura de TI;
  • Manutenção, expansão e atualização da rede de dados do HC;
  • Execução de projetos de rede de TI;
  • Administração e gerência de redes de computadores, compreendendo seus ativos, passivos e usuários;
  • Definição e implantação de políticas de segurança de acesso à rede interna alinhadas à Posic do HC;
  • Análise de propostas de ativos de TI nos processos licitatórios;
  • Administração, coordenação e orientação de estagiários.

 

 
Salas Seguras
  • Segurança das informações pertinentes ao HC;
  • Garantia de alta disponibilidade e performance dos sistemas informatizados;
  • Definição e Gestão de Sistemas de Contingência;
  • Segurança física e lógica dos ativos de TI;
  • Gestão do Controle de acesso.
 
Softwares
  • Elaboração, gerenciamento e desenvolvimento de projetos de software;
  • Definição de ferramentas de desenvolvimento de aplicações;
  • Definição de sistemas de gerenciamento de bancos de dados;
  • Melhoria contínua da arquitetura, metodologia e padrões utilizados no desenvolvimentode software;
  • Avaliação de aquisição de soluções de terceiros;
  • Gestão dos aplicativos implantados;
  • Atualizações e adequações tecnológicas em conformidade às normas de órgãos reguladores;
  • Administração, coordenação e orientação de estagiários.

 

 
Segurança da Informação
  • Gestão da segurança física e lógica dos ativos de TI;
  • Garantia da aplicação das políticas de segurança de TI definidas na Posic do HC e de acordo com órgãos reguladores;
  • Gestão das normas e políticas de segurança da informação;
  • Gerenciamento do perfil de acesso aos sistemas;
  • Gestão do licenciamento e auditoria dos softwares utilizados;
  • Gerenciamentodo acesso aos bancos de dados corporativos;
  • Planejamento da contingência da infraestrutura dos projetos em andamento.

 

 
Governança
  • Elaboração, acompanhamento e gestão do planejamento de TI do HC;
  • Desenvolvimento de projetos, considerando aplicativos (softwares), infraestrutura (hardware) e recursos humanos;
  • Gestão das demandas de TI; 
  • Gerência e organização de pessoal por demanda;
  • Coordenação das respostas a incidentes com potencial de comprometimento das operações;
  • Padronização de ativos de TI para aquisição;
  • Aquisição de ativos de TI para uso no HC;
  • Análise de propostas de ativos de TI nos processos licitatórios;
  • Gestão de equipamentos e insumos;
  • Gestão de contratos;
  • Administração, coordenação e orientação de estagiários.

 

 
Suporte ao Usuário
  • Suporte ao parque instalado de ativos de TI;
  • Gestão do Sistema de Atendimento de Chamados;
  • Manutenções permanentes - corretiva e preventiva - da infraestrutura de TI;
  • Execução de projetos de infraestrutura de TI;
  • Consultoria e suporte técnico;
  • Suporte a videoconferências;
  • Administração, coordenação e orientação de estagiários.
 
Capacitação
  • Capacitações técnicas para o corpo técnico da SGPTI;
  • Capacitações técnicas para o corpo administrativo e assistencial do HC.
 
Comunicação
  • Instalação, operação e manutenção de equipamentos de videoconferência;
  • Elaboração de projetos de implantação de infraestrutura de comunicação interna;
  • Divulgação contínua de ações e projetos de TI;
  • Suporte aos usuários dos sistemas de comunicação interna.

 

 
Escritório de Processos e Projetos
  • Colaboração no desdobramento da visão estratégica do HC para a operação;
  • Fomento à inovação e criatividade nas ações de processo;
  • Coordenação das atividades de melhoria e inovação de processos por meio da gestão de projetos (metodologia PMBOK, 5.ª edição);
  • Promoçãoda melhoria contínua dos processos de negócio;
  • Definição e manutenção dos métodos e ferramentas de apoio para as iniciativas de Business Process Management-BPM;
  • Apoio ao uso de sistemas e outras tecnologias de BPM;
  • Acompanhamento dos benefícios gerados a partir da gestão do dia a dia;
  • Disseminação e compartilhamento de conhecimentos relacionados a BPM.