Estrutura do SGPTI
Estruturasgpti
O SGPTI tem a Estrutura Organizacional representada pelo Organograma Funcional com cada área de atuação e suas respectivas divisões.
Principais atividades e funções de cada área de atuação:
Hardware
- Análise de propostas de ativos de TI nos processos licitatórios;
- Manutenção de primeiro nível em hardware (equipamentos) ligados diretamente ao HC;
- Gestão de ativos de TI próprios junto ao Serviço de Patrimônio;
- Administração, coordenação e orientaçãode estagiários.
Redes
- Definição da Rede de dados (física e lógica) e infraestrutura de TI;
- Manutenção, expansão e atualização da rede de dados do HC;
- Execução de projetos de rede de TI;
- Administração e gerência de redes de computadores, compreendendo seus ativos, passivos e usuários;
- Definição e implantação de políticas de segurança de acesso à rede interna alinhadas à Posic do HC;
- Análise de propostas de ativos de TI nos processos licitatórios;
- Administração, coordenação e orientação de estagiários.
Salas Seguras
- Segurança das informações pertinentes ao HC;
- Garantia de alta disponibilidade e performance dos sistemas informatizados;
- Definição e Gestão de Sistemas de Contingência;
- Segurança física e lógica dos ativos de TI;
- Gestão do Controle de acesso.
Softwares
- Elaboração, gerenciamento e desenvolvimento de projetos de software;
- Definição de ferramentas de desenvolvimento de aplicações;
- Definição de sistemas de gerenciamento de bancos de dados;
- Melhoria contínua da arquitetura, metodologia e padrões utilizados no desenvolvimentode software;
- Avaliação de aquisição de soluções de terceiros;
- Gestão dos aplicativos implantados;
- Atualizações e adequações tecnológicas em conformidade às normas de órgãos reguladores;
- Administração, coordenação e orientação de estagiários.
Segurança da Informação
- Gestão da segurança física e lógica dos ativos de TI;
- Garantia da aplicação das políticas de segurança de TI definidas na Posic do HC e de acordo com órgãos reguladores;
- Gestão das normas e políticas de segurança da informação;
- Gerenciamento do perfil de acesso aos sistemas;
- Gestão do licenciamento e auditoria dos softwares utilizados;
- Gerenciamentodo acesso aos bancos de dados corporativos;
- Planejamento da contingência da infraestrutura dos projetos em andamento.
Governança
- Elaboração, acompanhamento e gestão do planejamento de TI do HC;
- Desenvolvimento de projetos, considerando aplicativos (softwares), infraestrutura (hardware) e recursos humanos;
- Gestão das demandas de TI;
- Gerência e organização de pessoal por demanda;
- Coordenação das respostas a incidentes com potencial de comprometimento das operações;
- Padronização de ativos de TI para aquisição;
- Aquisição de ativos de TI para uso no HC;
- Análise de propostas de ativos de TI nos processos licitatórios;
- Gestão de equipamentos e insumos;
- Gestão de contratos;
- Administração, coordenação e orientação de estagiários.
Suporte ao Usuário
- Suporte ao parque instalado de ativos de TI;
- Gestão do Sistema de Atendimento de Chamados;
- Manutenções permanentes - corretiva e preventiva - da infraestrutura de TI;
- Execução de projetos de infraestrutura de TI;
- Consultoria e suporte técnico;
- Suporte a videoconferências;
- Administração, coordenação e orientação de estagiários.
Capacitação
- Capacitações técnicas para o corpo técnico da SGPTI;
- Capacitações técnicas para o corpo administrativo e assistencial do HC.
Comunicação
- Instalação, operação e manutenção de equipamentos de videoconferência;
- Elaboração de projetos de implantação de infraestrutura de comunicação interna;
- Divulgação contínua de ações e projetos de TI;
- Suporte aos usuários dos sistemas de comunicação interna.
Escritório de Processos e Projetos
- Colaboração no desdobramento da visão estratégica do HC para a operação;
- Fomento à inovação e criatividade nas ações de processo;
- Coordenação das atividades de melhoria e inovação de processos por meio da gestão de projetos (metodologia PMBOK, 5.ª edição);
- Promoçãoda melhoria contínua dos processos de negócio;
- Definição e manutenção dos métodos e ferramentas de apoio para as iniciativas de Business Process Management-BPM;
- Apoio ao uso de sistemas e outras tecnologias de BPM;
- Acompanhamento dos benefícios gerados a partir da gestão do dia a dia;
- Disseminação e compartilhamento de conhecimentos relacionados a BPM.
Navegação
- Gestão de Processos e Tec. da Informação
- História do SGPTI
- Missão e Visão
- Equipe
- Estrutura
- Infraestrutura
- Solicitação de Serviços
- Comissões e Comitês
- Comitê Gestor de TI
- AGHU
- Vídeos e Tutoriais
- Plano Diretor de Tecnologia da Informação
- Regulamento Interno
- Política de Segurança da Informação e Comunicações
- Escritório de Projetos e Processos