Hospital de Clínicas

da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

História do SGPTI História do SGPTI

historia sgpti

A governança de TI e a gestão da Tecnologia da Informação no HC-UFTM demonstram gradual e consistente avanço, sendo destacada a execução de ações planejadas quando da criação do SGPTI em novembro de 2013, notadamente as relacionadas à disponibilização de infraestrutura (física e lógica) necessárias à implementação do AGHU, bem como à governança de TI e ao mapeamento de processos, que permitiram avançar quantitativa e qualitativamente nos diversos quesitos.
 
Em novembro de 2013, com a criação do SGPTI e implantação inicial do Sistema AGHU houve necessidade de se expandir a rede lógica, além da instalação física de equipamentos (desktops e impressoras) e capacitação de todos os usuários envolvidos. Até esta data, o HC utilizava sistema hospitalar próprio, sendo que o processo de migração para a nova plataforma foi executado de forma gradual, iniciando-se com sete módulos até o estágio atual, que contempla todos os 11 módulos do AGHU já desenvolvidos e disponíveis.
 
Foi criado o Comitê de TI do HC, conforme preconizado pela IN04 para legitimar as ações de TI propostas pelo SGPTI, além do Escritório de Processos e Projetos que coordena toda a gestão de projetos e processos, subordinado ao SGPTI. Para dar sustentação às atividades de vários setores do HC, (assistenciais e administrativos), foram desenvolvidas pela equipe do SGPTI várias aplicações de apoio totalmente integradas aos Sistemas Governamentais e ao Sistema AGHU, além da integração de sistemas de terceiros à plataforma.
 
Dentre os projetos implementados para ampliar a oferta de serviços e recursos de TI, destaca-se o processo de outsourcing de impressão que disponibilizou ilhas de impressão aos diversos setores assistenciais e administrativos do HC, permitindo redução de custos e otimização de impressão.
 
Outro projeto a ser destacado foi a implantação de Container Data Center – CDC – que dotou o HC de sala segura com toda infraestrutura necessária para garantir a alta disponibilidade dos serviços e sistemas. As ações desenvolvidas pela Governança de TI do HC estão em consonância com o planejamento estratégico, bem como com as orientações da Direção de Gestão de Processos e de TI – DGPTI – da Ebserh Sede.