Hospital de Clínicas

da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Menções honrosas Menções honrosas

men honr

O Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica do HC-UFTM destaca aos três melhores projetos, que financia por meio de seus editais indutivos, a Menção Honrosa.  O mérito para valoração dos projetos será estabelecido pelo o Conselho Executivo do HC-UFTM/Filial Ebserh. Qual poderá utilizar-se de pontuações alcançadas pelos projetos junto a Comissão de Avaliação da Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFTM e o outros eventos afins no âmbito do complexo HC-UFTM.

A Menção Honrosa concedida pelo Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica do HC-UFTM recebe o nome da Professora Doutora Maria Lucia Cardoso dos Santos. A professora Maria Lucia destacou-se na história deste hospital de ensino por ser umas das fundadoras e a primeira coordenadora do curso de Graduação em Enfermagem, no ano de 1988. Destacou-se por sua visão científica progressista, pela postura de engajamento nas lutas sociais em saúde e para qualificação do trabalhador de saúde. Ao implantar o curso de graduação incentivou e integrou os trabalhadores hospital para o seu desenvolvimento. A professor também é reconhecida pela postura generosa, de acolhimento e conciliação. Foi poetisa, escritora e membro da Academia de Letras de Ribeirão Preto. Faleceu em 8 de fevereiro de 2014.

Menção Honrosa Profa. Dra. Maria Lucia Cardoso dos Santos aos projetos aprovados pelo Edital Institucional de Pesquisa e Extensão da Gerência de Ensino e Pesquisa do HC-UFTM/Filial Ebserh n.º 1/2016/GEP/HC-UFTM/ Filial. Foram designados os três primeiros trabalhos melhores avaliados conforme pontuação das apresentações na 4.ª Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFTM.

 

Título: Sistematização de evidências internas para a tomada de decisão em uma unidade de internação hospitalar.

Bolsistas: Ana Carolina Silva; Aline Balduino Santos

Orientador: Prof. Dr. Gilberto de Araújo Pereira

Co-autores: Dra Fernanda Carolina Camargo;  Ms. Damiana Aparecida Trindade Monteiro

Objetivo: Sistematizar a utilização de evidências internas para apoiar a tomada de decisão pela equipe de Enfermagem de uma unidade de internação de Hospital Público de Ensino.

 

Título:  Implementação de ações de educação em saúde para acompanhantes de pacientes idosos.

Bolsistas: Fernanda Dib Ferreira; Angélica Domingas de Castro

Orientador: Prof Dr. Álvaro da Silva Santos

Co-autores: Ms. Eliana Maria Gaudenci; Esp.Fabíola Cardoso de Oliveira

Objetivo: Avaliar o desenvolvimento e implementação de uma ação educativa permanente direcionada a profissionais de enfermagem sobre atividades de educação em saúde com acompanhantes de idosos no setor de clínica médica e cirúrgica do Hospital de Clínicas da UFTM.

 

Título: Blended Learning e o desenvolvimento de competências do enfermeiro para prevenção de lesão por pressão.

Bolsistas: Nathalia Montanher Rodrigues; Lúbia Alves dos Santos

Orientadora: Dra. Thaís Santos Guerra Stacciarini

Co-autor(s): Ms. Aldenora Laísa Paiva de Carvalho Cordeiro; Ms. Daniela Galdino Costa

Objetivo: Desenvolver educação permanente com metodologia ativa para a equipe de enfermagem sobre prevenção de lesão de pele por pressão (LPP).

_________________________________________________________________________________

Apresentações artísticas (Poesia e Prosa) realizadas no "Painel de Tecnologias Digitais & Mídias Sociais em Saúde", dia 20/3/2019