Hospital de Clínicas

da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Projetos Estratégicos Projetos Estratégicos

proj est

Objetivo Estratégico
 
Construir conjuntamente, com as Unidades Assistenciais do hospital, estratégias para enfrentamento das dificuldades de integração da produção, consumo e incorporação de pesquisa científica com o cotidiano da assistência no HC, visando a missão do HC de prestar assistência de excelência propiciando uma formação de excelência. 
 
 
1. Núcleo de Apoio ao Pesquisador 
Contribui para o aumento da quantidade e melhora do nível de evidência da produção científica no HC-UFTM por meio de assessoramento aos Pesquisadores. 
 
2. Serviço de Consultoria Técnica 
Visa a discutir com o Pesquisador suas demandas e oferecer apoio técnico em métodos de produção e análise de dados essenciais para o desenvolvimento de pesquisas científicas, desde a fase do planejamento do estudo, na obtenção dos dados, na análise e interpretação dos resultados, até a fase de elaboração e publicação em periódicos, como também, apoio quanto à discussão dos aspectos éticos da pesquisa, elaboração do projeto utilizando o formulário do CEP-UFTM, bem como inclusão do projeto na Plataforma Brasil.
 
3. Cursos e Minicursos
Oferecer aos discentes, residentes e a comunidade trabalhadora do HC- UFTM conceitos gerais relacionados a produção, consumo e incorporação de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico; 
 
4. Construção de viabilidades para aplicação de Pesquisas na Prática Cotidiana da Enfermagem
Visa desenvolver ações que potencializem a aplicação dos resultados de estudos científicos nas ações das equipes de Enfermagem do Hospital de Clínicas da UFTM. Espera-se propiciar vivencias aos graduandos de enfermagem sobre a aplicação das pesquisas na assistência; ampliar o julgamento crítico das equipes de Enfermagem do HC; além de apoiar o consumo de conhecimentos científicos para a tomada de decisões na cultura institucional.
 
5. Perfil de Produção e Consumo de Pesquisas entre a Comunidade de Enfermagem de Hospital de Ensino do Triângulo Mineiro
Visa a analisar o perfil de produção e consumo de pesquisas entre a comunidade da Enfermagem que atua em um Hospital Público de Ensino do Triângulo Mineiro. Trata-se de Trata-se de um estudo exploratório, analítico, por abordagens quantitativa e qualitativa, organizado em três etapas: Análise Exploratória do Fenômeno. Comportamento do Fenômeno entre os Grupos de Interesse e a Proposta de intervenção. A estratégia potencializa habilidades entre trabalhadores, em suas distintas funções e categorias, na composição de projetos e consumo de pesquisas 
 
6. Gestão do Conhecimento nas Unidades Assistenciais HC-UFTM (Desenvolvimento de Unidades) 
Viabilizar no cenário boas práticas gerenciais-assistências, pautadas em evidências científicas. Objetivo é assessorar a implementação de metodologias que apoiem o clima organizacional do HC-UFTM para a geração de conhecimento e inovações nas unidades de produção hospitalar. Sobretudo por orientações especializadas, aproximações com a academia e apoio metodológico à: sistematização do processo de trabalho; análises epidemiológicas e de indicadores de desempenho; incorporação crítica de tecnologias e parametrizações para controle de custo. 
 
7. Banco de Expertises 
Visa facilitar encontros entre a comunidade de trabalhadores do HC-UFTM junto aos docentes e pesquisadores da UFTM. Trata-se de banco de informações de fácil acesso em ambiente virtual sobre: grupos de pesquisa, seus lideres e demais pesquisadores da universidade, contendo contatos, principais temas, tipos e/ou etapas de pesquisa que apresentam afinidades para orientação. Neste espaço, trabalhadores do HC poderão identificar potenciais colaboradores, contatá-los, a fim de conduzir seus problemas da prática em problemas de pesquisa. A estratégia potencializa habilidades entre trabalhadores, em suas distintas funções e categorias, na composição de projetos e consumo de pesquisas 
 
8. Boletim de Produção Científica HC- UFTM 
Oferecer informações sistematizadas e periódicas em sítio eletrônico virtual sobre as pesquisas desenvolvidas no HC, e seus principais resultados.  Parte da consistência e validação do banco de dados de registros de pesquisa da GEP e, por conseguinte, melhorias na sistematização do acompanhamento das pesquisas por este setor. Essa atividade contará com a integração de grupo discente em seu desenvolvimento, como proposta extensionista.