Hospital das Clínicas

Universidade Federal de Minas Gerais - HC-UFMG

Ações e Projetos Ações e Projetos

Ações e Projetos

Revisão de normas e fluxos relacionados ao recebimento de amostras grátis de medicamentos.

Criação de normas e fluxos relacionados com medicamentos trazidos de casa pelo paciente (conciliação medicamentosa) em parceria com a Farmácia Clínica.

Definição da Relação Padrão de Medicamentos – Carrinho de Emergência, juntamente com a Setor de Farmácia.

Regulamentação da atuação da indústria farmacêutica no Hospital (representantes farmacêuticos, publicações promocionais e distribuição de amostra grátis de medicamentos).

Revisão periódica da relação de medicamentos e demais produtos farmacêuticos que devem constar no formulário farmacêutico.

Análise crítica das solicitações de padronização de medicamentos com deliberação e emissão de parecer técnico para apreciação da Gerência de Atenção á Saúde.

Instituição do protocolo de monitoramento do uso de novos medicamentos incluídos na seleção do HC/UFMG.

Intervenção no gerenciamento do consumo de medicamentos em situações críticas.

Elaboração de protocolos de medicamentos padronizados de uso restrito.

Realização de ações de incentivo à identificação, notificação, monitoramento e prevenção de reações adversas e erros de medicamentos;

Execução de auditorias das solicitações de medicamentos não padronizados.

Realização de auditorias de medicamentos de uso restrito garantindo o uso racional de medicamentos.

Desenvolvimento de ações educativas junto ao corpo clínico, a fim de garantir que as escolhas terapêuticas tenham base nas melhores evidências cientificas disponíveis.

Disponibilização e constante atualização dos materiais de consulta referentes aos medicamentos de uso restrito para os setores interessados.

Suporte à Gerência de Atenção à Saúde do HC/UFMG para decisões referentes à liberação de medicamentos de alto custo, em especial quando fora dos protocolos institucionais.