Hospital das Clínicas

Universidade Federal de Minas Gerais - HC-UFMG

Apresentação Apresentação

Apresentação

A Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) é uma instância colegiada, nomeada por uma portaria da Diretoria Técnica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais – HC/UFMG, que possui natureza consultiva, deliberativa e educativa, de caráter permanente e de assessoria à Diretoria Clínica do HC/UFMG, responsável pelo desenvolvimento de ações para garantir o uso seguro e racional de medicamentos e demais produtos farmacêuticos.

A CFT é composta por representantes médicos de várias clínicas/serviços, farmacêuticos, enfermeiros e administradores, tendo por finalidade conduzir o processo de seleção de medicamentos e demais produtos farmacêuticos no complexo HC/UFMG.

Para tanto, a Comissão é composta por Câmara Técnica e Grupos de Trabalho de composição multiprofissional, constituídos por membros designados segundo as necessidades identificadas pela Comissão para subsidiar a análise de temas específicos de medicamentos ou produtos farmacêuticos.

A CFT se reúne, ordinariamente, uma vez ao mês e, extraordinariamente por convocação do seu Presidente ou por requerimento da maioria dos seus membros.

Regimento interno da Comissão de Farmácia e Terapêutica – CFT.

Missão da Comissão: Desenvolver ações para garantir o uso seguro e racional de medicamentos e demais produtos farmacêuticos, num processo dinâmico, participativo, multiprofissional e multidisciplinar, visando à melhoria na qualidade da assistência prestada aos pacientes.

Nome do Serviço/Setor: Comissão de Farmácia e Terapêutica - CFT

Presidente/Vice-Presidente: Dra. Lêni Márcia Anchieta/Dr. Eduardo Garcia Vilela

Atribuições do presidente:

Dirigir, coordenar e supervisionar as atividades da Comissão.

Convocar, instalar e presidir as reuniões da Comissão.

Representar a Comissão em suas relações internas e externas.

Subscrever os documentos da Comissão.

Estabelecer a pauta para as reuniões ordinárias e extraordinárias.

Indicar membros para a realização de estudos, levantamentos e emissão de pareceres necessários à consecução da finalidade da Comissão.

Suscitar pronunciamento da Comissão quanto ás questões relativas aos medicamentos e correlatos.

Localização do Serviço: Unidade Funcional Farmácia.

Telefones: 3409-9966 (secretaria) ou 3409-9051(Câmara Técnica da CFT)

E-mail: cft@hc.ufmg.br

Horário de funcionamento da Câmara Técnica: De segunda a sexta feira, das 13:00 às 19:00 horas.