Hospital das Clínicas

Universidade Federal de Minas Gerais - HC-UFMG

Meta 01 - Identificar os pacientes corretamente Meta 01 - Identificar os pacientes corretamente

Metas Internacionais de Segurança do Paciente_ Meta 01

 OBJETIVO

Identificar, com segurança, o paciente como sendo a pessoa para a qual se destina o serviço e/ou procedimento.

Como atendemos esta meta:

Confirmando os dois identificadores, nome completo do paciente e DATA DE NASCIMENTO no HC-UFMG, a cada procedimento, antes de se administrar medicamentos, hemoderivados e antes da coleta de exames. A norma de identificação correta dos pacientes encontra-se disponível em:http://nossaintranet.hc.ufmg.br/

O que medimos?

Nesse indicador, verificamos a presença da pulseira de identificação nos pacientes internados. A pulseira deve conter os dois identificadores preconizados (nome completo e data de nascimento). 

Esse indicador foi estabelecido em 2013, com verificação anual por amostra aleatória simples e a meta estabelecida foi de 95% de conformidade. A evolução dos resultados pode ser observada no gráfico abaixo. 

Conformidade do uso da pulseira de identificação do paciente internado no HC-UFMG em comparação com a meta da instituição

 
O indicador mostra melhora da conformidade do uso da pulseira de identificação do paciente no período avaliado, porém ainda abaixo da meta estabelecida (95%). Atualmente desenvolvemos programas multiprofissionais educativos e reforçamos pactuações internas para melhorar esse resultado.