Hospital das Clínicas

Universidade Federal de Minas Gerais - HC-UFMG

Meta 06: Reduzir o risco de lesões ao paciente, decorrentes de quedas Meta 06: Reduzir o risco de lesões ao paciente, decorrentes de quedas

Metas Internacionais de Segurança do Paciente_ Meta 06

 

OBJETIVO

Elaborar, implementar e monitorar ações preventivas para reduzir lesões decorrentes de quedas

Como atendemos esta meta:

Avaliando o risco de queda em todos os pacientes, reavaliando sempre que houver alterações clínicas e descrevendo na placa do leito o nível do risco de queda; 

Implementando medidas para minimizar o risco de quedas, conforme definido na Norma de Redução do risco de lesões ao paciente decorrentes de quedas disponibilizado em http://nossaintranet.hc.ufmg.br.

O que medimos?

Nesse indicador, consideramos o número de quedas de pacientes, com ou sem dano, notificadas e ocorridas no mês no Pronto Socorro. A meta estabelecida é fixada em 5 para cada 1.000 pacientes-dia, de acordo com o gráfico. 
 

Incidência de quedas de paciente (por 1000 pacientes-dia) no Pronto Socorro do HC-UFMG em comparação com a meta da instituição.

O padrão de comparação externa são hospitais de países desenvolvidos, uma vez que há poucos dados publicados na literatura nacional. 

A meta foi estabelecida com base no fato de que os eventos de queda acontecem em função do comportamento humano e da complexidade clínica dos pacientes. 

Atualmente desenvolvemos programas educativos para melhorar esse resultado.