Hospital das Clínicas

Universidade Federal de Minas Gerais - HC-UFMG

Meta 03 : Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância Meta 03 : Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância

Meta 03: Melhorar a segurança dos Metas Internacionais de seguranca do paciente_ medicamentos de alta-vigilância

 

OBJETIVO

Desenvolver e implementar estratégias e mecanismos que promovam a segurança do paciente e dos profissionais envolvidos no processo de utilização de Medicamentos de Alta Vigilância-MAV. Os MAV possuem risco aumentado de provocar danos significativos nos pacientes quando ocorre falha na utilização dos mesmos.

Como atendemos esta meta:

Como atendemos a esta meta: Nos diversos setores da farmácia e do HC, os MAV são armazenados em recipientes específicos de cor vermelha e em locais de acesso restrito. 

Os MAV estão estocados restritamente em setores assistenciais com justificativa clínica para tal. Os MAV são marcados com tarjas/adesivos vermelhos, o que os diferencia no ato do armazenamento, distribuição, dispensação, transporte, recebimento e administração. 

No sistema de prescrição eletrônica, os MAV serão registrados em negrito e alertas foram colocados. 

A relação de todos MAV do HC-UFMG está disponível nas unidades assistenciais, sendo que, os que são mantidos em estoque em cada unidade estão assinalados na mesma. 

http://nossaintranet.hc.ufmg.br/

O que medimos?

Nesse indicador consideramos o número de Unidades de Internação com armazenamento adequado dos estoques dos medicamentos de alta-vigilância (MAV). 

As Listas de Estoques Padrão e o seu respectivo quantitativo são definidos pela Farmácia juntamente com a Vice Diretoria Técnica de Enfermagem, de forma a atender o que é clinicamente necessário. 

Esse indicador foi estabelecido em 2013, com verificação semestral através de auditorias internas e a meta estabelecida foi de 75% de adequação. A evolução dos resultados pode ser observada no gráfico abaixo. 

Índice de Unidades de Internação com armazenamento adequado de medicamentos de alta-vigilância no HC-UFMG em comparação com a meta da instituição.

 

São consideradas conformes as Unidades de Internação que apresentam em seu estoque quantidade igual ou inferior a definida e que apresentam somente os MAV que conste em sua lista de estoque padrão. 

O estoque dos medicamentos de alta vigilância nas unidades assistenciais foram segregados em recipientes adequados, diferenciados e identificados.Outra estratégia que utilizamos para alertar as equipes é a afixação de cartazes informativos e a identificação de cada unidade do medicamento com símbolo vermelho, diferenciando-os dos outros medicamentos. Além disso, desenvolvemos programas multiprofissionais educativos para melhorar esse resultado.