Hospital das Clínicas

Universidade Federal de Minas Gerais - HC-UFMG

Meta 02 : Melhorar a comunicação efetiva Meta 02 : Melhorar a comunicação efetiva

Metas Internacionais de Segurança do Paciente_ Meta 02

OBJETIVO

Desenvolver uma abordagem para melhorar a comunicação entre os prestadores de cuidado, estabelecendo uma comunicação efetiva, oportuna, precisa, completa, sem ambiguidade e compreendida pelo receptor.

Como atendemos esta meta:

Ao receber resultados de exames críticos por telefone, o profissional deve escrever o que foi ouvido, ler de volta as informações anotadas para quem as transmitiu e solicitar a confirmação das mesmas. Após a confirmação anotar as informações no prontuário do paciente. No HC não é permitido prescrição por telefone. A prescrição verbal somente é permitida em situações de emergência. Nesses casos a enfermagem deve repetir para o médico a orientação verbal para que o mesmo possa confirmar a informação antes da administração do medicamento. A Norma de Melhoria da comunicação efetiva encontra-se disponível em: http://nossaintranet.hc.ufmg.br/

O que medimos?

Nesse indicador avaliamos se a informação de resultado crítico dos exames laboratoriais fornecida por telefone foi registrada corretamente em prontuário pelo profissional que a recebeu. 

Esse indicador, estabelecido em 2014, deve ser verificado trimestralmente por amostra aleatória simples e a meta definida foi de 60% de conformidade. O resultado pode ser observado no gráfico abaixo. 
 

Conformidade do registro de resultado críticos de exames fornecidos por telefone no HC-UFMG em comparação com a meta da instituição

 
Atualmente desenvolvemos programas educativos e reforçamos pactuações internas para melhorar de forma contínua esse resultado.