Notícias Notícias

Voltar

HC-UFPE começa a receber e tratar pacientes com covid-19

ASSISTÊNCIA

HC-UFPE começa a receber e tratar pacientes com covid-19

Usuários serão encaminhados pela Secretaria Estadual de Saúde ao Hospital das Clínicas da UFPE

O Hospital das Clínicas da UFPE começou a receber e a tratar os pacientes com a covid-19, no sábado (18), reforçando a rede de assistência estadual. Como o hospital-escola é unidade de referência nível 3 pelo Plano de Contingência Estadual, a instituição passou agora a ser demandada pela Central de Regulação do Estado, que encaminhará os pacientes, neste período de aceleração do número de casos da doença. O HC é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A estrutura foi  aprovada pela Secretaria Estadual de Saúde e pela Apevisa (Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária), há cerca de dez dias. Além disso, as equipes foram treinadas, assim como os fluxos e protocolos elaborados. Também já estão em funcionamento os serviços de apoio psicológico e psiquiátrico e de práticas integrativas e complementares em saúde (como reiki, terapia floral, entre outras) como suportes aos profissionais do hospital.

“O HC-UFPE estreita a sua parceria com a SES-PE para enfrentamento da Covid-19 atuando em apoio ao sistema estadual de saúde, neste desafio sem precedentes e que vamos superar como unidade institucional", salienta o superintendente do HC-UFPE, Luiz Alberto Mattos. Montada no térreo do HC, em área isolada, a estrutura chamada “BloCO VIDa” conta com 24 leitos, sendo 18 preparados para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 6 para leitos clínicos (paciente menos crítico/desospitalização). Esse quantitativo de leitos será aberto gradativamente, conforme cronograma estabelecido entre o HC-UFPE e SES-PE. 

É importante ressaltar que o HC só está recebendo pacientes que são encaminhados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) via regulação. As pessoas com sintomas respiratórios graves característicos da covid-19 (incluindo até as que já são pacientes do HC) devem procurar as emergências do Estado para serem avaliadas e encaminhadas para os hospitais a serem determinados pela SES.

Estrutura
Foi realizada uma série de adaptações físicas no local para receber o BloCO VIDa, como, por exemplo, a intervenção no sistema de climatização, com acréscimo de dispositivos para aumentar a renovação e controle do ar (exaustores, tomadas de ar externo puro e cortinas de ar) e ampliação do número de tomadas e luminárias conectadas à rede de emergência (gerador) para ligação dos equipamentos de suporte à vida, entre tantos outros serviços. 

Somadas a essas adaptações, uma série de medidas foram realizadas para ampliar a segurança do paciente e dos profissionais de saúde, como pintura geral das paredes com tinta epóxi (para permitir a limpeza e desinfecção das superfícies); substituição de todas as torneiras por modelos com alavanca para acionamento sem o uso das mãos; substituição de maçanetas e instalação de molas em portas (para evitar o contato com as mãos); aumento do número de lavatórios; definição de áreas independentes de paramentação e desparamentação obedecendo aos fluxos definidos pela equipe de controle de infecção e biossegurança; definição de área de conforto para a equipe multiprofissional; criação de barreiras de acesso para controle de fluxos; introdução de serviços de apoio e ambientes na área do isolamento da covid-19 para evitar o trânsito desnecessário de profissionais externos ao serviço; entre outras ações. 

Ao longo desse período, foram instalados equipamentos e mobiliário e realizado o deslocamento de setores que antes funcionavam nessa parte do térreo, como a Triagem Obstétrica, a sala de suporte clínico, o Hospital-dia e o recém-aberto Serviço de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. “Foram utilizados todos os espaços que possibilitavam a implantação segura de leitos com espaçamentos suficientes para a movimentação da equipe de assistência, suporte de pontos de gases medicinais e de energia elétrica ligada na rede de emergência”, explica a chefe do Setor de Infraestrutura Física do HC, Danielle Santos.

Cuidado
Ainda sobre os cuidados com quem cuida, o HC montou uma área de repouso confortável e com respeito às normas de biossegurança para os profissionais da linha de frente no enfrentamento da covid-19, com beliches, TVs, copa e poltronas.  A área ganhou uma decoração mais humanizada com quadros com poemas e ilustrações. Além disso, foi montada uma estrutura mais afastada, abrigada no Departamento de Enfermagem (prédio em frente à recepção 1), destinada aos profissionais que optarem por não voltar para casa após o plantão. Esse local dispõe de camas, água, ar condicionado e banheiros com chuveiro.

 

Vídeo: