Hospital de Clínicas

da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Divisão de Enfermagem Divisão de Enfermagem

Comissão de Trabalho Voluntário Comissão de Trabalho Voluntário

Comissão de Trabalho Voluntário

O trabalho voluntário é uma forma de participação social que vem se destacando nas instituições de saúde com o passar do tempo. É considerado voluntário, para fins da lei n.º 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade. O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim. 

Na UFTM, o trabalho voluntário é respaldado pela lei acima, pela Resolução n.º 006/UFTM, de 27 de abril de 2007 e pela Norma Procedimental n.º 50.05.002. É realizado pelo prazo mínimo de seis meses, podendo ser prorrogado, desde que não ultrapasse 24 meses de duração. É firmado um termo de adesão entre a instituição e o voluntário. A carga de trabalho mínima é de 10 horas semanais, e máxima de 30 horas semanais.

Para ser voluntário é necessário, além de amor ao próximo e vontade de ajudar, atender a alguns requisitos, pois, ao tornar-se voluntário, a pessoa assume um compromisso com a instituição e, principalmente, com os pacientes. O candidato precisa ter amadurecimento emocional e psicológico para enfrentar a realidade de uma instituição de saúde. Também é importante ter disciplina para respeitar rigorosamente as normas e não prejudicar a assistência ao paciente. Além disso, é essencial que exista comprometimento, já que, uma vez assumido o compromisso de prestar serviço em um determinado dia e horário, esta deve ser a prioridade do voluntário. 

A Divisão de Enfermagem instituiu uma comissão de trabalho voluntário que se reúne mensalmente. Esta comissão recebe e analisa os pedidos de trabalho voluntário na enfermagem. Também realiza a entrevista com o candidato, para fins de seleção e avaliação da aptidão para a proposta. 

Os setores aptos a receber serviços voluntários são: Pronto Socorro Adulto, Pediatria, Neurologia, Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Unidade de Terapia Intensiva Coronária, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica e Clínica Cirúrgica. 

 

Enfermeiros Membros da Comissão

Camila Roberto da Costa Borges Caixeta 

Janaína Jussara de Souza

Juliana Santos Souza

Lucelena dos Reis

Valquiria Maria de Paula.