Hospital de Clínicas

da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Divisão de Enfermagem Divisão de Enfermagem

Projetos Implantados Projetos Implantados

Divisão de Enfermagem - Projetos Implantados

Sistematização da Assistência de Enfermagem

- Prescrição Eletrônica de Enfermagem
 
Flexibilização da Jornada de Trabalho dos profissionais da Enfermagem do Regime Jurídico Único
 
Gestão Participativa
- Regimento da Divisão de Enfermagem
- Responsabilidade Técnica
- Diagnóstico Situacional das Unidades
- Plantão Administrativo
 
Educação Permanente nas Unidades Assistenciais
 
 
Acolhimento/Integração dos Colaboradores Recém-admitidos na Enfermagem
 
 
Avaliação de Desempenho em parceria com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos/UFTM
 
Acolhimento na Urgência/emergência nas 24 horas diárias
- Integração do Fluxo de Acidente de Trabalho UFTM/Funepu/Ebserh/NAE
 
 
Comissões
 
  • Transferência de Clientes
  • Transferência de Colaboradores
  • Ética da Enfermagem
  • Serviço Voluntário
  • Feridas
  • Orientação ao Acompanhante do Cliente Hospitalizado
 

Programa de Integração dos novos profissionais da enfermagem

 

O Serviço de Educação em Enfermagem - SEE - realiza o Programa de Integração dos novos profissionais da enfermagem vinculados a Divisão de Enfermagem do Hospital de Clínicas da UFTM.

Todos os profissionais recém-admitidos na instituição recebem orientações sobre a Divisão de Enfermagem, segurança no trabalho, padronização de procedimentos operacionais, rotinas assistenciais, funcionamento do trabalho das equipes multiprofissionais e apresentação da estrutura física do Hospital de Clínicas. 

A organização do Programa de Integração dos novos profissionais da enfermagem é de responsabilidade das enfermeiras do SEE, no entanto, contamos com a colaboração dos profissionais do Hospital de Clínicas para ministrar sobre os diversos assuntos que expomos no programa.

Desde março de 2014, foram realizados 10 Programas de Integração dos novos profissionais da enfermagem contratados pela Ebserh. Participaram dos programas de integração 147 enfermeiros e 345 técnicos de enfermagem. 

 

Sistematização da Assistência de Enfermagem

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do Processo de Enfermagem (PE) que é o instrumento metodológico utilizado no planejamento assistencial, fundamentado na resolução científica de problemas, sendo composto de fases interrelacionadas a saber: investigação ou coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, planejamento de enfermagem, implementação e avaliação de enfermagem. Utilizá-lo como método no trabalho em enfermagem promove o raciocínio clínico por ser intencional, organizado e sistemático; baseada em evidências; focalizado em resultados de custo efetivo e proativo.
 
A responsabilidade da Enfermagem, enquanto ciência e profissão do cuidado, diante das transformações tecnológicas, sociais e econômicas, inclui conseguir desenvolver uma linguagem interdisciplinar, traduzida em indicadores de qualidade, protocolos assistenciais, gestão de risco, Prática baseada em Evidências (PBE), segurança do paciente e acreditação hospitalar3. Neste contexto, a Divisão de Enfermagem do HC-UFTM, juntamente com o Serviço de Educação em Enfermagem (SEE) tem organizado o processo de trabalho da enfermagem na instituição e, neste intuito, já foram elaborados Rotinas e Procedimentos Operacionais Padrão em Enfermagem (ROP e POP), Planos de Intervenções em Enfermagem, protocolos institucionais e, mais recentemente, instrumentos para a implementação do PE.
 
Em 2007, em parceria com o Centro de Graduação em Enfermagem (CGE), foi implantado o primeiro instrumento do PE no HC-UFTM na Unidade de Terapia Intensiva - Adulto. Em 2012, a Onco-hematologia e a Unidade de Terapia Intensiva Coronariana também implantaram o PE, tendo como produto científico o artigo: " Diagnósticos de Enfermagem mais frequentes em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva Coronariana"  publicado em: "Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Impresso), v. 58, p. 64-69" no ano de 2013.
 
No ano de 2014, a enfermagem do HC-UFTM empenhou-se diligentemente e esboçou o projeto: "Comunicação e Implantação do Processo de Enfermagem no HC-UFTM"  que tem por objetivos:
 
1. favorecer a comunicação profissional e a padronização da linguagem em enfermagem;
2. favorecer a comunicação terapêutica;
3. favorecer a PBE e a identificação de indicadores assistenciais;
4. contribuir para o registro e documentação das ações de Enfermagem;
5. implantar o PE no HC-UFTM;
6. Cumprir exigências legais do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).  
 
Nesse mesmo ano, iniciou-se a implantação do PE nas unidades de internação de Clínica Médica, Neurologia, Udip e Ortopedia. Os instrumentos de coleta de dados foram elaborados à luz do pressuposto teórico de Wanda de Aguiar Horta sobre as Necessidades Humanas Básicas e validados pelos enfermeiros assistenciais, visando a maior adequabilidade, aplicabilidade e pertinência quanto ao contexto institucional. As etapas de Diagnóstico de Enfermagem e Planejamento já são operacionalizadas por meio do sistema eletrônico AGHU em unidades que já tinham o PE implantado anteriormente. Espera-se que até dezembro de 2015, todas as unidades de internação do HC-UFTM estejam implementando o PE em todas as suas etapas. Pretende-se também padronizar os instrumentos do PE.        
 
Ressalta-se que a implantação do PE tem acontecido em etapas, seguindo as suas fases, com a oferta de minicursos e treinamentos pelo SEE sobre Exame Físico, PE e outros temas que atualizam a equipe de enfermagem e contribuem para a efetividade do PE. Nossa visão é implantar e implementar um PE autêntico, proativo, baseado em evidências, intuitivo e lógico, que contribua para valorização e autonomia profissional. 
 
1/8/2012 Serviço de Assessoria de Controle de Qualidade da Assistência de Enfermagem do Hospital de Clínicas
1/8/2012 Implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no CTI Adulto do HC/UFTM
1/8/2012 Implantação do Cateter de Inserção Periférica na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica.
1/8/2012 Acolhimento com Classificação de Risco