Hospital de Clínicas

da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Divisão de Enfermagem Divisão de Enfermagem

Orientações aos acompanhantes Orientações aos acompanhantes

Orientações aos acompanhantes

A internação acaba por tirar as pessoas da sua rotina e do convívio com amigos e familiares. Nesse processo de recuperação do paciente, o familiar tem um papel tão importante quanto os médicos, enfermeiros, medicamentos e tratamento.

No intuito de minimizar essas questões, o HC-UFTM disponibiliza o horário de visitas e permite a presença de um acompanhante durante o período de internação para maiores de 60 anos e menores de 18 anos.

Os casos que não se enquadram nestes critérios são avaliados pelo enfermeiro, que tem a autonomia de definir as necessidades e prioridades, liberando o acompanhante quando necessário.

As rotinas para acompanhantes têm como objetivo o bom andamento e organização dos diversos setores de internação, assim como o bem estar, prevenção de infecções e o rápido restabelecimento dos pacientes. A Divisão de Enfermagem instituiu uma comissão que tem como objetivo elaborar e normatizar as cartilhas com orientações da rotina de acompanhantes, para serem distribuídas nos setores no momento da internação do paciente.

Essas cartilhas disponibilizam orientações básicas de condutas aos acompanhantes, relacionadas aos horários e critérios de visita e troca de acompanhantes, alimentação, pertences, roupas, higiene e alta hospitalar.

Além da distribuição das cartilhas, são realizadas reuniões com os acompanhantes dos diferentes setores de internação, a fim de esclarecer e sanar dúvidas e receber contribuições e sugestões, fazendo uma avaliação deste processo.